Qual é o índice glicêmico da banana?

Perguntado por: malvim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

52

A banana madura, com a casca completamente amarela, tem um índice glicêmico de 52 (baixo índice glicêmico) e é perfeita para o consumo. Como citado acima, a banana é uma excelente fonte de vitamina B6 e uma boa fonte de vitamina C, fibras, potássio, cobre, magnésio e manganês.

MELANCIA

1 MELANCIA
A melancia contém um alto teor de frutose, o que pode elevar os picos de açúcar no sangue, sendo prejudicial a saúde de quem tem diabetes e glicose alta.

Enquanto o valor glicêmico das bananas verdes é de cerca de 30, as maduras apresentam um índice glicêmico em torno de 60. O valor médio de todas as bananas é de 51.

7 frutas que diabéticos podem comer

  • Pêssego. Essa fruta possui fibras e antioxidantes em abundância que permitem uma maior sensação de saciedade. ...
  • Limão. ...
  • Goiaba. ...
  • Mamão papaia. ...
  • Morango. ...
  • Abacate. ...
  • Abacaxi.

Alguém com diabetes pode comer bananas. Em média 3 porções por semana, dentro de um plano alimentar bem equilibrado, permitirá que você desfrute deste excelente fruto, sem problemas !

Para reduzir o índice glicêmico de qualquer fruta, a dica é consumi-las com alimentos fontes de fibras, proteínas e gorduras. Assim, o carboidrato das frutas será absorvido lentamente e o pico de insulina será menor.

Quantas bananas por dia são recomendadas – A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda comer cinco porções de frutas e vegetais por dia. A Sociedade Alemã de Nutrição (DGE) resume isso na regra "5 por dia" e recomenda 250 gramas de fruta. Uma mistura saudável faz sentido aqui, então não coma apenas bananas.

Seguindo mesmo exemplo citado acima, o IG da maçã é de 38 ±2, em 01 unidade de maçã temos 16,9g carboidrato disponível, sendo assim a carga glicêmica da maçã é igual a 6,45 (baixa).

Para esses diabéticos, de acordo com a Carol, a gelatina diet é uma ótima opção para aquele lanchinho da noite. Vai saciar sua fome, não tem carboidrato e é bem gostosa! Outras opões, essas com mais carboidrato, são o leite, queijo ou o iogurte zero açúcar.

Legumes verdes: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas; Brotos: broto de bambu e broto de feijão; Outros legumes: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

Cereja – campeã entre as frutas com baixo índice glicêmico: 20. As cerejas são ricas em potássio e contêm antioxidantes, o que dá um impulso ao sistema imunológico.

MAÇÃ – 80kcal/unidade pequena. PERA – 100kcal/unidade pequena. PÊSSEGO – 62kcal/unidade média. MORANGO – 12kcal/unidade média.

Quais são as frutas com baixo índice glicêmico?

  1. Abacate. Essa fruta já foi, durante muitos anos, inimiga das dietas, devido ao seu alto teor de gorduras e calorias. ...
  2. Coco. O coco é uma fruta rica em gorduras “do bem” e muitas fibras, auxiliando o organismo a combater doenças cardíacas e infecções. ...
  3. Limão. ...
  4. Maracujá ...
  5. Morango.

O extrato de canela ou baunilha adicionado ao café, cereais ou produtos assados oferece um sabor doce sem os efeitos colaterais do açúcar e zero calorias também. Outras ervas e especiarias doces para adicionar a bebidas e refeições incluem chicória, gengibre, noz-moscada e cardamomo.

O suco de cenoura é uma fonte de betacaroteno, vitamina A e fibras. Ele tem um índice glicêmico mais baixo do que muitos outros sucos de frutas, o que pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Os sintomas mais recorres do diabetes são:

  • cansaço e falta de energia;
  • fome frequente;
  • perda de peso;
  • visão embaçada;
  • infecções frequentes;
  • dificuldade de cicatrização;
  • mau hálito;
  • vontade de urinar com frequência.