Qual é o impacto da tecnologia na educação?

Perguntado por: idomingues8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O uso da tecnologia na educação, com recursos em sala de aula, pode estimular a criatividade, o raciocínio lógico, a colaboração, a capacidade de pesquisa e outras competências importantes para o mundo contemporâneo, para entender as tendências e desenvolver as habilidades para o futuro.

Panorama de impacto das tecnologias digitais
Essa facilidade gera benefícios imediatos, como a agilidade nas comunicações e um maior acesso à informação. Além disso, há também o aumento na movimentação da economia e nos hábitos de consumo, com produtos digitais a preços mais acessíveis e maior variedade de ofertas.

A tecnologia faz com que tarefas pesadas ou difíceis se tornem atividades muito mais leves ou simples. Nos últimos anos, aliás, a automação e a inteligência artificial facilitaram ainda mais nosso dia a dia. Um exemplo disso é o aspirador de pó robotizado, capaz de limpar a casa de forma autônoma.

4 efeitos negativos que podem ser causados pela tecnologia

  • Frustração. Estamos cada vez mais acostumados a usar aparelhos tecnológicos diariamente. ...
  • Impaciência. ...
  • Dificuldade para escrever corretamente. ...
  • Falta de interação física.

Desafios das novas tecnologias na educação

  • Desigualdades digitais, já que as tecnologias não estão disponíveis para todos da mesma forma;
  • Dificuldade de utilizar soluções tecnológicas (alunos e professores);
  • Mau uso dos dispositivos digitais;
  • Necessidade de investimentos em novos equipamentos e sistemas.

O principal objetivo da tecnologia é aumentar a eficiência da atividade humana em todas as esferas, incluindo a produção. Na tríade ciência-tecnologia-sociedade, a educação tem lugar de destaque pelo que ela produz, desenvolve e principalmente pelo que ela pode construir.

Ensino híbrido, sala de aula digital, computadores e outros devices, lousa digital e ambiente virtual de aprendizagem são exemplos de tecnologias educacionais. E as instituições de ensino precisam adotar esses recursos se desejam criar um espaço inovador, atrativo e criativo para estudantes e professores.

A Internet e dispositivos de comunicação digital envolvem os alunos na aula, pois conseguem proporcionar mais interatividade. Isso aumenta o interesse e, consequentemente, a qualidade do aprendizado. O aluno passa de mero espectador a protagonista da jornada.

As tendências como Realidade Aumentada, microlearning, vídeos, uso de celular em sala de aula ainda permanecem e seu uso é cada vez mais ampliado no cotidiano escolar. Mas da mesma forma que a tecnologia avança em suas diferentes esferas, a tecnologia na educação segue o mesmo ritmo.

A grande vantagem de aplicar as TICs é que as aulas se tornam mais atrativas e despertam o interesse dos estudantes. Além disso, eles aprendem a buscar o conhecimento por si próprios na Internet, o que fortalece a autonomia.

Comunicação – Um dos fatores mais impactados pela tecnologia foi a comunicação. A internet revolucionou a forma em que nos comunicamos com parentes e amigos, empresas e clientes. Os smartphones, redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens instantâneas, além de chatbots e inteligência artificial.

O desenvolvimento da tecnologia emerge os seres humanos num universo cada vez mais desconhecido e que continua a crescer. O livre acesso aos meios tecnológicos determina a proximidade entre as diferentes áreas do conhecimento, o que acaba por juntar novas realidades e construir novas relações interdisciplinares.

Uma coisa é certa: o avanço da tecnologia facilita o nosso dia a dia, trazendo soluções mais eficientes para boa parte do que fazemos, visando melhorar a nossa qualidade de vida. Isso inclui a preocupação com o meio ambiente, fazendo surgir tecnologias sustentáveis.

A tecnologia trouxe, com o passar dos anos, uma modernização nos utilitários de produção, comunicação, estudo e interação. O avanço nos aparelhos eletrônicos como telefones celulares, computadores, câmeras fotográficas, aparelhos de som são alguns exemplos dessa modernização obtida pela melhoria da tecnologia.

Os pontos positivos de alguém são as suas principais qualidades. É aquilo em que a pessoa se destaca da maioria e, por consequência, tem um desempenho acima da média. Os pontos negativos, ou pontos fracos, são as fraquezas do candidato, aquilo que pode atrapalhar o seu desempenho.

Em uma conjuntura agravada por causa da defasagem provocada pela pandemia, os brasileiros avaliam que a baixa qualidade do ensino, os salários insuficientes dos professores e o desinteresse dos alunos são os principais problemas da educação pública no país.