Qual é o impacto da globalização na vida das pessoas?

Perguntado por: dandrade8 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

A globalização desencadeou profundas transformações no mundo do trabalho e na vida econômica. Novos padrões de comércio internacional e a mudança para uma economia de informação tiveram um significativo impacto sobre os antigos padrões de emprego.

A Globalização fez surgir a Geração Y, a primeira que está vivendo num mundo hiper conectado e com menos barreiras comerciais e culturais. Como ponto negativo é preciso afirmar que a maior parcela do dinheiro fica entre os países mais desenvolvidos.

A evolução econômica e industrial, gera o desequilíbrio ecológico com efeitos bastante drásticos, como a poluição dos oceanos, as alterações climáticas em todo o planeta, a diminuição das florestas tropicais, a extinção de várias espécies e a diminuição da biodiversidade.

A globalização é um fenômeno caracterizado pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações em escala mundial. Esse desenvolvimento possibilitou o aumento dos diversos fluxos no planeta, resultando assim em um processo de integração mundial, tendo como base o sistema capitalista de produção.

Integração do país ao mercado financeiro internacional e o acesso imediato à informação pela rede de computadores. Incentivo ao desenvolvimento industrial brasileiro e a geração em larga escala de emprego e renda. Desvalorização da cultura regional e prosperidade econômica nacional.

Além da tecnologia, é preciso implementar cursos e oportunidades para a produção de pesquisa, criação de novos recursos e programas de incentivo à educação. A globalização possibilita o acesso à tecnologia, ciência e pesquisa a nível mundial, proporcionando o aumento nos níveis e aplicação do conhecimento.

Fornece acesso a produtos que não são produzidos localmente; Possibilita a cooperação entre países; Favorece o engajamento em causas sociais; Favorece o intercâmbio cultural entre os países.

Vantagens da globalização
Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos, as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades. Outra vantagem consiste na redução de custos, o custo médio dos produtos baixa e a produção pode ser descentralizada.

A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.

Os principais aspectos negativos da globalização são: desemprego, crises mundiais, especulação financeira e problemas cambiais. 1. Um dos principais aspectos negativos da globalização é a forte contaminação de vários países em caso de crise econômica em um país ou bloco econômico de grande importância.

Desvantagens da globalização. Do lado negativo do processo de globalização estão, principalmente, a uniformidade cultural e a desigualdade económica. É paradoxal que se promova o mesmo estilo de vida global quando as diferenças na qualidade de vida são tão grandes, não só entre os países, mas dentro de cada um deles.

A globalização cria oportunidades de emprego, mas pode também resultar na perda de postos de trabalho. Gerir a globalização para tirar o máximo partido é uma prioridade para a União Europeia (UE), tal como construir uma Europa social que ajude os trabalhadores despedidos a encontrar novos empregos.

Estudo aponta que países industrializados são os que mais se beneficiam economicamente da integração internacional. Suíça lidera o ranking, enquanto Brasil aparece na 37ª posição, à frente de Argentina, China e Índia.

Resposta. a) a GLOBALIZAÇÃO tem um enorme impacto cultural nas vidas das pessoas, graças às ágeis e avançadas telecomunicações, hoje as pessoas são influenciadas em suas músicas, sua alimentação, seu jeito de falar e vestir, etc.

Com a globalização, houve um engessamento nos movimentos e nas aspirações dos Estados Nacionais e, ao passo em que o Estado-Nação diminui, aumentam os movimentos das grandes orporações econômicas através das empresas transnacionais.