Qual é o idioma que o Xingu fala?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 15 votos

Nas terras dos indígenas Yawalapiti, no Alto Xingu, fala-se kalapalo, kamaiurá e kuikuro. O próprio yawalapiti, a língua original da etnia, sobrevive hoje na voz de apenas três homens, todos já em torno dos 70 anos. O mais velho, Aritana, 76, é o cacique da tribo.

Entre todas as etnias há semelhanças e diferenças, mas as trocas culturais entre os povos do Alto Xingu, a maioria já instalada na região muito antes da demarcação do parque, são mais intensas. Eles sempre compartilharam costumes, valores e rituais, apesar de falarem quatro idiomas.

A partir do trabalho de Heckenberger e de pesquisas sobre história oral (Franchetto, 1992 e 1990), levantou-se a hipótese de que os Karib alto-xinguanos entraram na região na primeira metade do século XVIII, provenientes do leste. A oeste do rio Culuene, eles encontraram povos Aruak. Os povos Tupi chegariam depois.

Brasil registra 274 línguas indígenas diferentes faladas por 305 etnias — Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

Português

A língua portuguesa, também designada português, é uma língua indo-europeia românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal.

"Tchau", em guarani, é aadjuma e tem o sentido de "eu estou indo".

"Aysú" significa amor em tupi-guarani.

Bonito em tupi é porang. Agora: kunhã-porang-a - mulher bonita, (ou mulheres bonitas) - Acrescentamos um A porque o adjetivo termina em consoante. Bom em tupi é katu.

Habitantes do Parque Indígena do Xingu, os Kamayura pertencem ao grupo étnico e linguístico tupi-guarani. Na crença do povo os espíritos estão em tudo e em todos. Cada planta, cada animal, cada ser humano tem seu espírito.

Povos do Xingu são os povos indígenas do Brasil que vivem próximo ao rio Xingu, no estado do Mato Grosso.

A etimologia da palavra até hoje é desconhecida, estudiosos acreditam que a tradução seria ” Casa dos Deuses”, sem a certeza de qual seria sua verdadeira raiz subjacente. O Parque Indígena do Xingu foi a primeira terra indígena homologada do Brasil, em 1961, pelo então Presidente Jânio Quadros.

O Território do Xingu se encontra na fronteira agrícola da Amazônia, região que está sob intensa pressão do agronegócio e de atividades ilegais ligadas à grilagem, exploração madeireira e desmatamento.

Nas aldeias do Xingu, cada família tem sua roça para subsistência. Na Ilha Grande, os indígenas cultivam batata, vários tipos de mandioca, cará, inhame, batata doce, milho, banana, abacaxi e amendoim (foto). A mandioca é muito usada para produzir farinha, beijus e mingaus.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

As religiões dos povos indígenas do Brasil são politeístas, cultivam muitas entidades e não há a adoração a uma única divindade. Também não há dogmas ou um conjunto de doutrinas registradas em livros sagrados, como a Bíblia.