Qual é o horário mais atrasado do mundo?

Perguntado por: lfelix . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Este é o fuso horário mais atrasado do mundo. Conhecido nos Estados Unidos como Horário de Baker e Howland, este fuso horário é usado apenas nas ilhas Baker e Howland (ambas dos Estados Unidos).

3 horas

A maior área do país se encontra sob o fuso horário de -3 horas (GMT-3), registrado como o horário oficial de Brasília, contemplando dentro dessa faixa os estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, o Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, ...

02:17:07 UTC
O mapa indica a localização e a hora de diversas cidades pelo mundo.

República de Quiribáti

É o primeiro país do mundo a mudar de ano, na ilha de Kiritimati, devido ao fuso horário, de modo que a República de Quiribáti é o país mais adiantado em questão de horário.

O Acre tem um horário diferente dos demais estados brasileiros devido à sua localização geográfica mais próxima do meridiano de 75° Oeste.

Hora militar é um termo americano usado para descrever um método de cronometragem conhecido como relógio de 24 horas. O método de ler número em cronometragem é usado amplamente exceto nos EUA e em outros países, como: Canada. México.

Nepal

Nepal + 8 45 min.

O Brasil observa quatro fusos horários: o Horário de Fernando de Noronha (FNT – Fernando de Noronha Time em UTC-02:00); o Horário de Brasília (BRT – Brasília Time em UTC-03:00); o Horário do Amazonas (AMT – Amazon Time em UTC-04:00); o Horário do Acre (ACT – Acre Time em UTC-05:00).

três horas

O principal e oficial é o horário de Brasília, três horas atrasado em relação a Greenwich. Ouça o texto abaixo! Existem quatro fusos horários no Brasil, que são GMT -2, GMT -3 (conhecido como horário de Brasília, que é a hora oficial do país), GMT -4 e GMT -5.

É usado pelos seguintes países: Bangladesh. Butão.

O marco inicial do cálculo dos fusos horários no mundo é o Meridiano de Greenwich. Logo, a partir desse referencial, a hora global é calculada. O Brasil, por exemplo, possui quatro faixas horárias, ou seja, quatro fusos horários diferentes.

O planeta se divide em 24 fusos horários, e cada um deles representa uma hora. A metodologia para o estabelecimento de fusos horários levou em conta as 24 horas que a Terra demora para completar uma volta em torno do seu próprio eixo (360°). As zonas foram criadas para padronizar a contagem do tempo no mundo.

Estados Unidos

Os Estados Unidos é um país extenso e a diferença de horários pode ser de até 4 horas entre uma cidade e outra.

Meia-noite, 0h: o dia começa à 0h e vai até a meia-noite (ou até as 24h). Zero hora marca o início de um dia; meia-noite, o final.

Os lugares onde o ano novo sempre chegará primeiro são: Kiribati – país insular localizado no Pacífico Central; Samoa e na Ilha Carolina, na Oceania. Ele chega primeiro a estas regiões porque elas estão geograficamente localizadas em áreas com os fusos horários mais adiantados.

Zonas extremas
A mais populosa das zonas horárias é a GMT +8, da República Popular da China (quase toda a população do fuso), da Mongólia, de parte da Rússia (na Sibéria), oeste da Austrália. Essa é também a zona horária que cobre maior extensão territorial.

Os estados que têm uma hora a menos que Brasília são os seguintes: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins.

Até que em 15 de Junho de 1962 foi sancionada pelo Presidente da República João Goulart a Lei 4.070, que elevou o Acre a categoria de Estado. E em Outubro de 1962 foi eleito o primeiro governador do Estado do Acre, José Augusto de Araújo.