Qual é o horário certo para tomar banho?

Perguntado por: samorim8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

Alguns defendem que o melhor é tomar banho pela manhã, antes de começar a rotina, e outros alegam que o melhor horário é à noite, justamente depois de concluir todos os afazeres e antes de dormir.

6 vantagens em tomar banho antes de dormir e ao acordar. Sabia que um dos benefícios do banho é diminuir o estresse? Banhos podem animar sua manhã e também podem ser relaxantes quando tomados antes de dormir.

É cientificamente comprovado que tomar banho antes de dormir ajuda na saúde física e mental. Inclusive, os benefícios podem ser potencializados ao adotar algumas práticas durante o banho.

A SBD indica que os indivíduos tomem um banho todos os dias. Quem opta por mais de três banhos diariamente, e ainda usa sabonetes e buchas, aumenta o risco de ressecamento da pele e altera o pH cutâneo e das mucosas.

A preferência por banhos mais quentes ou mais frios traz impactos diretos para a saúde, não apenas da pele, como de todo o corpo. A melhor saída, explicam especialistas, é a água fria.

Tomar banho de noite acaba por prevenir a transferência dessas substâncias potencialmente nocivas para a cama”, explica a alergista. Caso você sue muito durante o dia, a melhor opção é banhar-se de noite.

É um bom estimulante pela manhã
Melhorando a circulação sanguínea, tomar banhos gelados ajuda a despertar e diminuir o cansaço, sendo uma ótima pedida para as manhãs de segunda-feira.

Com que frequência deve-se tomar banho? Não tomar a quantidade de banhos adequada pode desencadear um desequilíbrio de bactérias boas e más da pele. Além disso, pode aumentar o odor corporal, acne e infecção de pele. A prática, por sua vez, ajuda a prevenir doenças e promove uma boa higiene.

O mais importante é a chuveirada ter qualidade. Isso é, lavar bem todas as partes do corpo com sabonete neutro e água morna, pois se ela estiver muito quente pode a ressecar a pele, aumentando o risco de coceiras, irritação e alergias.

No entanto, dependendo de alguns fatores, como a quantidade de comida ingerida, a temperatura da água e o esforço realizado durante o banho, a digestão dos alimentos pode, de fato, ser prejudicada.

O ideal é sempre tomar banhos rápidos, com água morna p fria, usar sabonetes neutros e usar buchas apenas p lavar os pés, as demais partes do corpo, recomendamos usar apenas as mãos, pois o fato de friccionar a pele, pode deixa-la ressecada.

Tomar banho de manhã pode ser uma ideia muito interessante para quem tem dificuldades para “engrenar” nas atividades, ou necessita de um gás na hora de despertar a criatividade. Isso porque uma ducha morna a fria pode trazer diversos benefícios para a nossa mente e o nosso corpo.

Ou seja, isso ocorre porque quando tomamos banho frio o nosso corpo perde calor rapidamente, com isso nosso corpo tenta normalizar a temperatura. Além disso, esse processo colabora para aumentar a oxigenação do cérebro, o que nos dá a sensação de estarmos totalmente despertos e ativos.

Quando alguém toma banho, a temperatura interna do corpo aumenta. Sua redução gradual quando saímos do banho e nos secamos induz, indiretamente, o sono”.

Em geral, dermatologistas indicam que o tempo suficiente para o banho é de cinco a dez minutos, podendo variar. Esse é o tempo necessário para hidratar e limpar a pele sem a remoção dos óleos naturais que são necessários para a saúde.

Tomar banho depois de comer não é perigoso. Tomar banho depois de comer não vai causar nenhum problema desde que a água esteja morna ou quente, ou seja, nem muito fria e nem muito quente. Há também quem recomende que as refeições sejam ligeiras e o banho seja rápido.

O brasileiro toma banho em média 8,5 vezes por semana. Entre os americanos, esse número é de 6,5 vezes.

São eles: banho de chuveiro, banho de leito e banho parcial.