Qual é o homem mais limpo do mundo?

Perguntado por: ngaspar . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Aos 80 anos de idade, Amou Haji acredita que “a limpeza traz doenças”. É por isso que ele não tomou nenhum banho nos últimos 60 anos. Ele vive em isolamento na aldeia Dejgah, na província sul iraniana de Fars.

Já os países que menos frequentam o chuveiro estão China e Inglaterra. 80% das mulheres inglesas não tomam banho todos os dias e que 30% delas chegam a passar até três dias sem se banhar. Na média global, a maioria das pessoas toma um banho por dia.

Os países que apresentam menor número de banhos semanais são Inglaterra, China, Rússia, Turquia e Japão. Na Inglaterra, por exemplo, cerca de 80% das mulheres não tomam banho todos os dias e 30% chegam a ficar até três dias sem.

LZR Racer

O LZR Racer foi desenhado em cooperação com especialistas da NASA e, poder-se-á dizer, é o fato de banho "mais rápido do mundo".

Segundo dados do nosso Painel de Uso de Cuidados Pessoais, que representa um universo de 115 milhões de pessoas de todas as classes sociais e regiões do País, 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia.

Amou Haji

Conhecido como o homem "mais sujo do mundo", Amou Haji morreu no último domingo (23), aos 94 anos, meses após tomar seu primeiro banho. O iraniano ficou mais de 60 anos sem se lavar com água e sabão, o que lhe fez ganhar o título.

“Não tomar banho leva ao acúmulo de oleosidade, células mortas e poluição, agravando o envelhecimento cutâneo. Além de aumentar o risco de micoses e infecções bacterianas. O banho diário deve ser estimulado”, complementa.

Saturnino de la Fuente

Nascido em 11 de fevereiro de 1909, ele foi sapateiro e teve oito filhos, 14 netos e 22 bisnetos. Saturnino de la Fuente, um espanhol descrito pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo, morreu nesta terça-feira (18) aos 112 anos, informou uma reportagem espanhola.

Deus nos amou de tal maneira que enviou Seu Filho Unigênito, não para nos condenar, mas para nos salvar. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

1 João 4:19-21 NVI
Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.

Culturalmente nós somos sim o povo que se lava mais, se perfuma mais”, afirma o dermatologista André Moreira. “A história afirma que quem ensinou os colonizadores a tomar banho foram os indígenas. Eles tinham hábitos de higiene muito consolidados”, completa o médico.

A Índia

A Índia mantém uma média de sete banhos por semana; porém, em períodos de calor, essa quantidade dobra. A população também prefere banheiras no lugar de chuveiros e costuma cuidar muito de seus cabelos, principalmente com o uso de óleo de coco.

Mexicanos, colombianos e australianos também tomam muito banho, ao contrário, por exemplo, dos chineses, em que cerca de 40% da população toma apenas um banho por semana”, completou Claudio Santiago.

De acordo com uma pesquisa do Tokyo Gas Urban Life Research Institute, os japoneses tomam banho de banheira (“ofurô” ou “furô”) em média cinco a seis vezes por semana. Ou seja, praticamente todos os dias.

A diferença é que branco toma um banho por dia, índio toma três.

O brasileiro toma banho em média 8,5 vezes por semana. Entre os americanos, esse número é de 6,5 vezes.

Benefícios de tomar banho pela manhã
Segundo a psicóloga Shelley Carson, de Harvard, o banho matinal favorece a resolução de problemas e a criatividade. Isso se deve ao chamado período de incubação das ideias. Esse é o tempo que leva para chegarmos à solução de alguma questão.

Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias. Mas como tomar banhos diários provavelmente continuará sendo parte da sua rotina, o ideal é que eles sejam mais curtos e nunca com água muito quente. Ela deve ser, preferencialmente, fria ou, no máximo, morna.

10 minutos

Segundo os especialistas, a duração média de um banho deve ser de até 10 minutos, no máximo. Se o seu banho durar mais do que isso, pode não ser tão benéfico para sua pele e nem para o seu bolso.

Entre os antigos egípcios é onde encontramos os mais antigos relatos sobre o hábito de se tomar banho. Segundo documentos de mais de 3000 anos, o ato de tomar banho era sagrado e parecia ser uma forma de purificar o espírito do indivíduo. Não por acaso, eles tomavam cerca de três banhos em um só dia.