Qual é o hiperônimo de alicate?

Perguntado por: ogoncalves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Ferramenta é hiperônimo de chave de fenda e alicate.

Hiperônimo ou hiperónimo é uma palavra que pertence ao mesmo campo semântico de outra mas com o sentido mais abrangente, podendo ter várias possibilidades para um único hipônimo. Por exemplo, a palavra flor está associada a todos os tipos de flores: rosa, dália, violeta, etc.

Flores é hiperônimo de cravos, margaridas, begônias, hortênsias e lírios.

Nesse sentido, dizemos que flores é um hiperônimo de rosas, margaridas e bromélias, enquanto estas são hipônimos daquela.

Por exemplo, aves é o hiperônimo de galinha, arara, pardal ou águia, que são hipônimo.

O hipônimo é sempre uma subcategoria de uma classe mais ampla: “cachorro” é um hipônimo de “animal”; “vira-lata” é um hipônimo de “cachorro”; ipso facto, “animal” é o hiperônimo de “cachorro”, de “boi”, de “cavalo”, e assim por diante. Como vês, um hiperônimo abrange seus hipônimos.

Hipônimo = sentido mais específico: festa-bolo-champanhe-velinhas são hipônimos da palavra festa.

Doença é o HIPERÔNIMO de Gripe. Doença abrange gripe, câncer, malária, dengue, flebite, artrite. Portanto GRIPE é o HIPÔNIMO de Doença.

O QUE SIGNIFICA URUTAU EM PORTUGUÊS
Também é chamado de Mãe-da-lua e Emenda-toco.

Resposta verificada por especialistas
Todos são derivados de leite, ou seja, "laticínios".

O hiperônimo é uma palavra cuja significação inclui o sentido de diversas outras palavras, é uma palavra que se refere a todos os seres de uma “espécie”: Animal é hiperônimo de gato, tartaruga, burro, boi etc. Fruta é hiperônimo de laranja, uva, maçã, morango etc.

Os hipônimos, por consequência, são termos que têm significados mais específicos em relação a outros. Utilizando o exemplo acima, cachorro, cavalo, peixe, andorinha e rato são hipônimos em relação à Animal.

("Rosa" é hipónimo/hipônimo de "flor".)

O hiperônimo possui sentido mais amplo em relação ao hipônimo. Por exemplo, a lula é um animal, mas nem toda animal é lula. Assim, a palavra "lula" é um hipônimo da palavra "animal"; e o termo "animal" é um hiperônimo da palavra "lula".

Sinônimo é um vocábulo que, em determinado texto, apresenta significado semelhante ao de outro e que pode, em alguns contextos, ser usado no lugar desse outro sem alterar o sentido da sentença. Hiperônimo é um vocábulo ou um sintagma de sentido mais genérico em relação a outro.