Qual é o hiato ditongo e tritongo?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser crescente ou decrescente, oral ou nasal. O tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais na mesma sílaba. O hiato é o encontro de duas vogais ou de uma vogal e uma semivogal em sílabas diferentes.

O que é ditongo? Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória” (“i” é semivogal, e “a” é vogal) quanto o vocábulo “coice” (“o” é vogal, e “i” é semivogal) apresentam um ditongo.

Tritongo é o encontro vocálico em que semivogal + vogal + semivogal ficam juntas, mesmo quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: Uruguai (U-ru-guai), saguão (sa-guão), enxaguam (en-xa-guam). Os tritongos podem ser orais ou nasais.

O hiato é um dos encontros vocálicos da Língua Portuguesa. A palavra tem origem no termo latim “hiatus”, do qual significa “abertura, fenda”, envolvendo diversos conceitos e aplicações. De acordo com a linguística, é o encontro de duas vogais na palavra, mas na separação silábica elas ficam separadas.

O ditongo ocorre quando se encontram uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba, tritongo é quando se unem duas semivogais e uma vogal em uma mesma sílaba e o hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes.

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

Diferença entre ditongo e hiato
Enquanto o ditongo conta com uma vogal e uma semivogal, ambas na mesma sílaba, o hiato separa em sílabas diferentes duas vogais em sequência, as duas pronunciadas fortemente.

1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.

Sobre ditongo
O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz.

Um ditongo está em uma palavra que possui ao menos uma sílaba com duas vogais, ou melhor, com uma vogal e uma semivogal. De modo que, quando pronunciamos a sílaba da palavra, reproduzimos o som das duas vogais de uma só vez. Já um hiato, possui o encontro de duas vogais, porém, em sílabas diferentes.

Ditongo decrescente
Assim, o som começa mais potente e depois enfraquece. Exemplos: caixa, vai.

TRITONGO é o encontro vocálico formado por uma semivogal + uma vogal + uma semivogal.

Na divisão silábica, os tritongos nunca se separam, permanecendo na mesma sílaba: iguais (i-guais); quaisquer (quais-quer); saguões (sa-guões);

Hiato e a divisão silábica
Os hiatos nunca permanecem na mesma sílaba. Ocorre sempre a separação das duas vogais em sílabas distintas: saída (sa-í-da);

Quanto à palavra rio, esta é realizada oralmente de duas formas: "ri-u" e "riu", especialmente na região de Lisboa. A grafia oficial rio corresponde à primeira forma "ri-u".

Encontros Vocálicos é o encontro de duas ou mais vogais em uma palavra. Exemplos: coração, mamãe, herói, loiro, Paraguai, ciúme e poético. Classificação dos Encontros Vocálicos: ditongo, hiato e tritongo.