Qual é o habitat natural da águia?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Habitat: Vive principalmente perto do mar, rios e lagos, desde o Alasca e a parte ártica do Canadá até o golfo do México.

A harpia, ou gavião-real (Harpia harpyja), é uma ave de rapina que habita naturalmente toda a região da Amazônia e que pode atingir 20 kg e quase 3 metros de envergadura. Atualmente ela está na classificação de quase-ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

A fêmea põe de 2 a 4 ovos e o período de encubação dura entre 35 e 45 dias. O filhote é dependente dos pais durante 30 dias ou mais. Uma característica do nascimento da águia dourada é que os filhotes que nascem primeiro são mais fortes e, geralmente, matam os irmãos menores e mais fracos sem que os pais interfiram.

o corvo

O único pássaro que se atreve a atacar uma águia é o corvo. Ele senta sobre suas costas e morde seu pescoço. No entanto, a águia não responde e nem luta, não perde tempo e nem gasta sua energia com ele!

corvo

De se conferir: “O único pássaro que se atreve a bicar uma águia é o corvo.

No Brasil, de acordo com o site Aves de Rapina Brasil, existem nove espécies de águias. São elas: águia-solitária, águia-serrana, harpia, uiraçu, águia-cinzenta, águia-pescadora, gavião-de-penacho, gavião-pega-macaco e gavião-pato. Vamos conhecer a seguir três dessas espécies.

A águia-de-cabeça-branca, águia-careca, águia-americana ou pigargo-americano (Haliaeetus leucocephalus) é uma águia nativa da América do Norte. Sua distribuição geográfica inclui a maioria do Canadá, todos os Estados Unidos sendo o Alasca a sua maior distribuição, e norte do México.

O significado da águia é frequentemente associado a coragem e força. É chamada de “rainha dos céus” ou de “rainha das aves” pela sua soberania, beleza e imponência. Na mitologia grega, a águia é o símbolo de Zeus, o mais poderoso dos deuses. Na cultura celta é símbolo do renascimento e renovação.

Existem cerca de 70 espécies de águias, sendo que a maior parte pode ser encontrada na Europa, na Ásia e na África. Só duas espécies são encontradas na América do Norte: uma delas é a águia-americana (Haliaeetus leucocephalus), símbolo dos Estados Unidos.

Cerca de 70 espécies de aves de rapina estão distribuídas pelo Brasil; Gavião-real é a mais poderosa. No mundo das aves existem aquelas espécies que literalmente reinam no céu: os rapinantes. E, convenhamos, não é preciso ser admirador da natureza para se impressionar com a imponência desses seres alados.

As águias tendem a escolher a bifurcação principal de uma árvore para a construção do ninho, uma vez que essa forquilha provê uma estrutura ao mesmo tempo resistente e ampla o bastante para acomodar o ninho.

70 anos

A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão: a de transformar-se!

A águia representa a proximidade de Deus, considerada mensageira divina. Representa proteção espiritual e no Cristianismo representa o poder de Deus.

Como diz Drucker, as águias, os melhores, tendem a ser de extremos. Nas qualidades e nos defeitos: exigentes, impacientes, frequentemente diferentes de nós.

Quando avaliamos o voo dentro do território nacional, quem lidera é o urubu-do-mundo-novo, ou urubu-rei, que voa a até 400 metros do solo.

De acordo com o autor da imagem, Phoo Chan, fotógrafo especialista em pássaros, "corvos são conhecidos por assediar agressivamente outras aves de rapina que são muito maiores em tamanho quando vistos em seus territórios e, geralmente, estes 'intrusos' simplesmente retiram-se sem muito barulho.

2º) As águias usam visão aguçada para encontrar suas presas, ensinando-nos que devemos nos concentrar em nossos objetivos, não nas dificuldades; 3º) As águias somente comem comida fresca. Não fique parado, contemplando seus êxitos, conquiste novas alturas; 4º) As águias não temem as tempestades.

“A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Vive cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos de idade, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas das quais se alimenta.

O fotógrafo Phoo Chan registrou um momento incrível: um corvo pegando uma carona nas costas de uma águia. Chan, que já trabalhou para a National Geographic, afirma que corvos são conhecidos por incomodar outras aves - mesmo que elas sejam bem maiores.

Os neozelandeses amantes da fauna selvagem estão de luto pela morte de Nigel, um alcatraz apelidado de “o pássaro mais solitário do mundo”, já que vivia em uma ilha sem a presença de qualquer outro exemplar de sua espécie.