Qual é o grau superlativo de triste?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

No discurso informal, há quem use “tristérrimo”, com o sentido de «muito, muito triste», como forma de enfatizar tristíssimo, superlativo absoluto sintético de triste.

O Danilo é muito alto. Grau superlativo absoluto sintético: O Danilo é altíssimo.

É verdade, o superlativo absoluto sintético de frio admite as formas frigidíssimo e friíssimo (com acento agudo no segundo i).

A forma correta e mais frequente é amicíssimo e provém do superlativo latino amicissimu-.

Paupérrimo é o superlativo de pobre com origem no superlativo latino pauperrimus. Pobríssimo é o superlativo formado pelo adjetivo pobre e pela terminação regular -íssimo.

O Dicionário Eletrônico Houaiss diz que o adjectivo fácil tem dois superlativos absolutos sintéticos: facílimo e facilíssimo.

A forma correcta é docíssimo? Obrigada. Docíssimo é o grau superlativo absoluto sintético de doce. Outra forma há, dulcíssimo, que tem por base a palavra latina que está na origem de doce, 'dulce'.

Como devo escrever o adjetivo amarga, flexionado no grau superlativo absoluto sintético: amaríssima, ou amarguíssima? Recomenda-se amaríssima (cf.

O superlativo de superioridade é utilizado quando queremos dizer que algo está no limite mais alto de qualidade, ou seja, é o mais superior possível.

A forma popular é constituída do radical do adjetivo português + o sufixo -íssimo: pobríssimo, agilíssimo.

aspérrimos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Resposta verificada por especialistas. O grau superlativo absoluto sintético de engraçado e divertido é engraçadissímo e divertidissímo. O adjetivo se classifica em três diferentes gradações como por exemplo o positivo, o comparativo e o superlativo.

para –císsimo: feliz / felicíssimo; feroz / ferocíssimo; veloz / velocíssimo.

Benevolentíssimo - Dicio, Dicionário Online de Português.

As palavras docíssimo e dulcíssimo existem e são formas corretas do grau superlativo absoluto sintético do adjetivo doce. Devem, contudo, se adequar ao tipo de discurso, ou seja, se formal (dulcíssimo) ou se informal (docíssimo). Referem-se a alguma coisa muito doce, extremamente doce.

interessantíssimo (adjetivo) -

No grau superlativo absoluto sintético, os adjetivos sempre são acompanhados de sufixos como "-íssimo". Neste caso, o adjetivo "bonita" seria "bonitíssima".

Os adjetivos de duas sílabas podem formar o comparativo pela inclusão de -er ou pelo uso do termo more antes do adjetivo. Esses adjetivos podem formar o superlativo pela inclusão de -est ou pelo uso do termo most antes do adjetivo.

Os graus dos adjetivos são comparativo e superlativo. Eles são utilizados para fazer comparações ou elevar as características atribuídas aos substantivos.

Os adjetivos superlativos indicam que algo está acima ou abaixo de todos os outros itens comparados, ou seja, são utilizados para descrever uma pessoa, um objeto, lugar ou acontecimento que se encontra no extremo superior ou inferior de uma qualidade.

Usa-se o superlativo toda vez que queremos expressar a qualidade de um adjetivo no seu mais alto grau. Não há comparações com outros seres, uma vez que a intenção é intensificar uma determinada característica. Mary is the most intelligent girl of our class. (Mary é a garota mais inteligente da nossa sala).