Qual é o grau superlativo de novo?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

novissimo | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O adjectivo jovem tem como superlativo absoluto simples ou sintético juveníssimo, porque é uma forma proveniente do étimo latino 'iuvenis', que significa «jovem» (do sexo masculino ou feminino).

O Danilo é muito alto. Grau superlativo absoluto sintético: O Danilo é altíssimo.

No superlativo absoluto sintético, deve estar atento(a) aos seguintes casos: adjetivos terminados em -co: rico > riquíssimo; branco > branquíssimo. adjetivos fácil e difícil: fácil > facílimo; difícil > dificílimo. adjetivos com formas irregulares: bom > ótimo; grande > enorme; mau > péssimo.

É verdade, o superlativo absoluto sintético de frio admite as formas frigidíssimo e friíssimo (com acento agudo no segundo i).

lindíssimo (adjetivo) -

macérrimo

Por se apoiar na raiz latina, macérrimo é considerada a forma erudita do superlativo absoluto sintético de magro. Outra flexão possível é magríssimo, que se apoia na forma portuguesa do adjetivo. No Brasil, é muito comum o emprego de magérrimo.

Ex.: Maria é linda linda! 3.2.2) Quando a intensificação superlativa absoluta é realizada por meio de sufixo derivacional – íssimo (ou outro de valor intensivo, como -érrimo, – ílimo) que se acrescenta ao adjetivo, dizemos que se trata do grau SUPERLATIVO ABSOLUTO SINTÉTICO. Ex.: Maria é lindíssima.

Só para reavivar a memória, vale lembrar que o superlativo absoluto sintético de "forte" é "fortíssimo", o de "triste" é "tristíssimo" etc.

João Mateus ficou infelicissímo logo após a triste notícia do avô falecido.

Os exemplos são do tipo tristíssimo (triste em alto grau), facílimo (fácil em alto grau) ou paupérrimo (pobre em alto grau).

longuíssimo (adjetivo) -

Para fazer o superlativo com o adjetivo far, que significa “longe”, escreve-se the farthest.

Docíssimo é o grau superlativo absoluto sintético de doce. Outra forma há, dulcíssimo, que tem por base a palavra latina que está na origem de doce, 'dulce'.

A forma popular é formada pelo radical do adjetivo mais o sufixo -íssimo. Observe os exemplos: A população daquele país é pobríssima! As páginas amareladas denunciam o livro antiguíssimo.

Benevolentíssimo - Dicio, Dicionário Online de Português.