Qual é o grão mais nutritivo do mundo?

Perguntado por: acunha4 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

quinoa

A quinoa está nessa lista por ser um grão que oferece diversos nutrientes para o nosso organismo e é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o melhor cereal do mundo.

Feijão preto. Velho conhecido dos brasileiros, o feijão preto possui, a cada xícara, 16 g de proteína. Estamos falando da soja, do feijão, do grão de bico, da lentilha e de outras leguminosas. Apesar das opções citadas serem boas fontes de proteína vegetal, vitaminas e minerais, a soja ocupa o primeiro lugar do pódio.

Leguminosas como lentilha, feijão e grão-de-bico são ideais para esse momento do dia por serem fontes de proteínas, que demoram para serem digerida pelo organismo, mantendo as taxas de glicose do sangue controladas e espantando a fome para bem longe.

QUINOA

A quinoa é um alimento muito nutritivo, considerado o mais completo dentro do reino vegetal. É até mesmo comparado ao leite materno, por seu valor nutricional e diversas propriedades.

Quinoa

Quinoa. A quinoa é um alimento versátil, que pode ser consumido por crianças, jovens e adultos. Essa opção faz parte da alimentação para o intestino funcionar bem por possuir cerca de 5,2 g de fibras em uma xícara de chá da semente.

Espinafre. Este verde folhoso está no topo da lista como um dos vegetais mais saudáveis, graças ao seu perfil nutritivo impressionante.

Semente de linhaça e chia: tratam-se de fontes de Ômega 3, que promove a redução do colesterol e ajuda na formação do colágeno.

O grão-de-bico é um alimento que você definitivamente quer manter na sua lista de alimentos que não engordam e que ajudam na digestão. Entre 65-75% das fibras encontradas no grão-de-bico são insolúveis, e esse tipo de fibra permanece sem ser digerida até sair do corpo.

quinoa

Diferente da maioria dos vegetais, a quinoa é uma das fontes de proteína vegetal completa sozinha (ela contêm os nove aminoácidos essenciais necessários para organismo). Além disso, é fonte de fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais.

O grão-de-bico, em especial, e a soja podem substituir as carnes em uma refeição, mas a quantidade de aminoácidos essenciais presentes nesses alimentos é menor e parcialmente incompleta. Portanto, é preciso fazer combinações entre essas fontes para se atingir as quantidades ideais de aminoácidos essenciais.

Café Jacu

No Brasil, o grão mais caro é o do Café Jacu, cultivado no interior do Espírito Santo.

Lentilha, vagem, ervilha, soja e grão-de-bico são opções para variar o cardápio sem perder proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas, principalmente do complexo B, carboidratos e fibras.

Quais são as frutas mais saudáveis do mundo?

  • Limão, na 28ª posição. Como a primeira fruta no ranking, acabou sendo considerada a mais saudável do mundo;
  • Morango, no 30º lugar;
  • Laranja, no 33º lugar;
  • Toranja (rosa e vermelha), no 35º lugar;
  • Amora, no 38º lugar.

A maçã é a primeira da lista dos alimentos saudáveis, pois é rica em fibras, vitamina C e numerosos antioxidantes. As maçãs são muito saborosas, e perfeitas como lanches, se você estiver com fome, entre as refeições.

Os 6 melhores alimentos do mundo

  1. Leite materno. É sabido que o leite materno é o melhor alimento que existe, e segundo especialistas não há nenhum que chegue perto da sua qualidade. ...
  2. Ovo. ...
  3. Óleo de coco. ...
  4. Quinoa. ...
  5. Azeite de oliva. ...
  6. Cúrcuma.

Linguiça, salsicha, mortadela e salame são alguns dos exemplos mais famosos de embutidos que têm quantidades altíssimas de sódio, conservantes e gorduras. Uma série de estudos relacionam a ingestão diária desses alimentos com o surgimento de doenças cardíacas, diabetes e diversos tipos de câncer.

No quesito fibras, o feijão é o grande campeão, oferecendo 7,88 g desse nutriente, numa porção de 100g, seguido pelo grão de bico (4,9g) e pela lentilha (4,55g).

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Laranja: As fibras das vitaminas e o poder antioxidante são fundamentais para regular o trabalho do intestino. O bagaço é a parte mais rica nestas substâncias. Pepino e melancia: Ambos reduzem a pressão arterial e eliminam toxinas, pois são ricos em água e diuréticos.

Melão: com altos níveis de vitaminas C, A, B6, potássio, niacina, fibra dietética e ácido fólico; Morango: rico em antioxidantes, antocianinas e poucas calorias, retarda o envelhecimento e faz bem para o coração; Abacaxi: ajuda na digestão e possui um poderoso efeito cicatrizante.