Qual é o grande desafio da pulverização?

Perguntado por: hfigueiredo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

O produtor tem um desafio enorme nas lavouras: a rápida velocidade de desenvolvimento, adaptação e resistência de pragas, doenças e plantas daninhas. Soluções que antes auxiliavam na produção, hoje não funcionam mais. Além disso, erros na aplicação também podem fazer os defensivos agrícolas perderem a sua eficácia.

O sistema de pulverização na maioria dos equipamentos, funciona de maneira simples: o produto escolhido é submetido a grandes pressões e, quando se ativa o gatilho, ele passa em alta velocidade por um duto e se mistura com o ar.

trazer melhores resultados para a sua lavoura!

  1. 1- PRESTE ATENÇÃO NA QUALIDADE DA CALDA. ...
  2. 2- REALIZE AS APLICAÇÕES NA HORA CERTA. ...
  3. 3 – EVITE A SOBREPOSIÇÃO DE CALDA. ...
  4. 4- FIQUE ATENTO À QUALIDADE DA PULVERIZAÇÃO. ...
  5. 5 – USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR.

Os maiores riscos de intoxicação estão relacionados ao contato do produto ou da calda com a pele. A via mais rápida de absorção é pelos pulmões; daí, a inalação constituir-se em grande fator de risco. Assim, os trabalhadores que aplicam rotineiramente agrotóxicos devem se submeter periodicamente a exames médicos.

O conjunto de pontas de pulverização é considerado o principal componente do pulverizador, pois irá determinar a qualidade da pulverização, o volume de produto distribuído no alvo e irá definir o espectro de gotas gerado.

Como os produtos agroquímicos são bastante concentrados, a pulverização ocorre geralmente após a diluição deles em água, normalmente feita em um tanque. O nome dessa mistura de água mais o produto é chamada de calda.

À noite, na maior parte das vezes, o clima favorece: umidade do ar mais alta, menos rajadas de vento e temperaturas mais baixas. Portanto, nesse período o tempo de vida da gota pulverizada nas plantas é maior.

Quais são os principais tipos de pulverizadores?

  1. Pulverizador manual. Os pulverizadores manuais são os menores disponíveis no mercado. ...
  2. Pulverizador acoplado. Esses pulverizadores vão acoplados ao trator, no sistema hidráulico de engate de três pontos. ...
  3. Pulverizador de arrasto. ...
  4. Pulverizador automotriz. ...
  5. Pulverização aérea.

A velocidade de 8 km. h-1 apresentou-se como o melhor resultado, concluindo que esta velocidade poderá ser a melhor a ser indicada para os produtores para aumentar a eficiência de aplicação de produtos fitossanitários e aumentar o controle de pragas e doenças no cafeeiro.

1.1 - Diferença entre pulverização e aplicação
Pulverização: processo físico-mecânico de transformação de uma substância líquida em partículas ou gotas. Aplicação: Deposição de gotas sobre um alvo desejado, com tamanho e densidade adequadas ao objetivo proposto.

O que é um pulverizador agrícola? Pulverizadores agrícolas são utilizados para distribuir nutrientes, fertilizantes e defensivos agrícolas nas lavouras. Esses equipamentos garantem que a distribuição dos produtos seja realizada de forma uniforme e na quantidade correta nos locais desejados.

Conferir as condições do tanque: se a agitação está correta e não há vazamento. Verificar a compatibilidade dos filtros com o produto a ser pulverizado. Calcular o volume da calda que será utilizada, efetivamente. Determinar o tamanho necessário das gotículas de calda para a pulverização adequada.

Herbicidas, por exemplo, podem ser tóxicos para os peixes, causar deformidades vertebrais, produzir efeitos subletais, como natação irregular e dificuldade para respirar, reduzindo as chances de sobrevivência.

A eficiência da aplicação tem influência direta das condições climáticas (vento, umidade relativa e radiação solar), biológicos (espécie, tamanho, forma e posição do alvo), características das gotas (densidade, diâmetro e velocidade) e características do próprio pulverizador (velocidade e direção do fluxo).

Agilidade na aplicação
A melhor forma de aumentar o rendimento da fábrica sem deixar de lado a total cobertura é a pulverização aérea. Com ela, a distribuição do pulverizado é rápida: de cinco a seis vezes mais rápido que o pulverizador terrestre, sem perder a qualidade no combate de pragas e doenças.

Entre os fatores que mais influenciam para uma aplicação mais eficiente e que devem ser observados estão: o clima, o alvo desejado, tipo de produto, veículo de ação do produto, preparação da calda, volume de aplicação e escolha das pontas de pulverização.

As principais funções das pontas são: determinar a vazão, o espectro de gotas e definir a forma do jato emitido. Pode haver ainda as classes “extremamente finas” e “ultragrossas”. Pontas com perfil de gotas médias ou grossas, utilizadas para reduzir o risco de deriva.

As pontas têm três funções muito importantes: determinar a vazão, o tamanho das gotas e o formato do jato de pulverização. A vazão é função direta do tamanho do orifício, da pressão e das características do líquido Page 13 12 pulverizado.

Esse termo é usado quando a terra fica reduzida a pequenas estruturas, como se o solo fosse "pulverizado", daí o nome.

A pulverização aérea é uma forma de aplicação de defensivos para o controle rápido e assertivo de pragas e doenças nas lavouras.

No momento da diluição do produto no tanque, algumas etapas devem ser seguidas. Inicia-se por encher o tanque do pulverizador com pelo menos 70% da sua capacidade com água. Em seguida, deve ser ligado o sistema de agitação do mesmo e adiciona-se o herbicida aos poucos para uma boa diluição.