Qual é o gentílico de Palestina?

Perguntado por: vcorte . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

palestino - adjetivo

MasculinoFeminino
Singularpalestinopalestina
Pluralpalestinospalestinas

Palestina (do original Filistina – “Terra dos Filisteus”) é o nome dado desde a Antiguidade à região do Oriente Próximo (impropriamente chamado de “Oriente Médio”), localizada ao sul do Líbano e a nordeste da Península do Sinai, entre o Mar Mediterrâneo e o vale do Rio Jordão.

Dicionário de Gentílicos e Topónimos

TopónimoTipoGentílico
Moçambiquepaísmoçambicano - nome
moçambicano - adjetivo

Gentílico: africano, africana. Extensão territorial: 30.221.532 km2. População: 1.340.598.000 habitantes (ONU, 2019).

O gentílico, por sua vez, é uma classe de palavras que designa um indivíduo de acordo com o seu local de nascimento ou residência. Trata-se de um grupo à parte de adjetivos, relacionados a países, estados, continentes, regiões, províncias, cidades, aldeias, vilas e povoados.

Nome oficial: República Árabe do Egito. Gentílico: egípcio.

Alá

Seu nome é mencionado com frequência no Alcorão, assim como o de Maria. O Islamismo, no entanto, não o considera uma divindade, porque, segundo o tawhid, não há outra divindade senão o próprio Deus: Alá. “Os cristãos na Palestina, e em todo o Oriente Médio, são cristãos muçulmanos.

Os conflitos entre Israel e Palestina são travados desde a década de 1940 e têm como principal causa o controle da Palestina. Os conflitos entre Israel e Palestina remontam à primeira metade do século XX e foram iniciados pela disputa em torno do território palestino.

A Palestina é um território não contínuo localizado na região do Oriente Médio, abrangendo a Faixa de Gaza e áreas nos limites da Cisjordânia. Seu reconhecimento enquanto um Estado não é uma unanimidade entre os países da ONU, e o governo dos territórios é hoje exercido por meio da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Após a revolta frustrada de Bar Korchba no segundo século, o imperador romano Adriano determinou a eliminação da identidade de Israel (também conhecido como Judá ou Judéia), visando destruir o vínculo milenar do povo judeu com a região. Assim, ele escolheu o nome “Palestina”, impondo-o em toda a terra de Israel.

1 – Criação do Estado de Israel
Em 29 de novembro de 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprova a divisão da Palestina em dois estados: um judeu e outro árabe. Líderes judeus aceitam a resolução da ONU, mas os países árabes não.

Em 614 os persas Sassânidas completam a ocupação do território palestino, mas em 638 esta área é completamente ocupada pelos árabes muçulmanos.

Nome oficial: República de Camarões. Gentílico: camaronês.

São Paulo (São Paulo): paulistano – não confundir com paulista, que é o natural do estado de São Paulo. Teresina (Piauí): teresinense. Vitória (Espírito Santo): vitoriense ou capixaba.

Gentílicos são um grupo de palavras que qualificam pessoas e objetos de acordo com sua origem geográfica. ex: Russo, brasileiro, maranhense, brasiliense, angolano.

Os adjetivos gentílicos, étnicos ou pátrios designam a origem, a nacionalidade, a pátria, o lugar de nascimento ou de residência da pessoa ou da coisa que qualificam. Estes adjetivos dão origem a nomes com os quais podemos designar essas pessoas ou coisas.

Os adjetivos pátrios, também conhecidos como adjetivos gentílicos ou nomes gentílicos, são nomes que caracterizam de acordo com a origem do ser, que pode ser país, cidade ou estado. Geralmente nomeiam pessoas, mas podem caracterizar animais e até objetos. Os adjetivos pátrios devem ser grafados com letras minúsculas.

Desde a independência de Portugal, em 1975, e face à variedade linguística do país, Moçambique decidiu adotar o português como língua oficial e de comunicação nacional.

¹ Utiliza-se também: Árabe-saudita, saudi-arábico, saudi-árabe e arábio.

Esta é uma lista de gentílicos referentes aos municípios de Minas Gerais (Brasil), cujos nativos são chamados genericamente de mineiros.