Qual é o gameta feminino?

Perguntado por: naragao4 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Nos seres humanos, os gametas femininos são os óvulos e os masculinos, os espermatozoides.

ovário

O óvulo, ou ovócito secundário, é o gameta feminino produzido no ovário. Essa célula apresenta várias camadas e é responsável pela reprodução. Os óvulos, também chamados de ovócitos secundários, são os gametas femininos, ou seja, as células femininas responsáveis pela reprodução.

Elas também são chamadas de células sexuais e fundem-se no processo de fecundação para produzir o zigoto, que, por sua vez, origina o embrião, gerando um novo ser.

Para compreender como ocorre a reprodução humana é preciso saber como dois importantes integrantes desse processo são formados: o gameta masculino (espermatozoide) e o gameta feminino (óvulo). Ambos são originados durante a gametogênese.

Os óvulos são gametas femininos armazenados nos ovários. São as células responsáveis pelo processo reprodutivo junto ao espermatozoide, o gameta masculino. O óvulo ou ovócito secundário, é assim denominado pois atingiu a maturação completa nos ovários.

O processo de formação do espermatozoide é chamado de espermatogênese. Os gametas femininos, por sua vez, são os óvulos, mais corretamente chamados de ovócitos ou oócitos secundários. Essas células são produzidas no ovário feminino, no interior dos folículos ovarianos.

Existem gametas masculinos que são chamados espermatozoides (animais) ou anterozoides (plantas) e femininos, chamados óvulos (animais) ou oosferas (plantas). Essas células são responsáveis por carregar as características genéticas que serão transmitidas de uma geração para outra.

Os quatro principais tipos de reprodução assexuada são: divisão binária, fragmentação, esporulação e brotamento.

TAMANHO: o gameta feminino é significativamente maior que o masculino. CROMOSSOMOS: o oócito SEMPRE libera um cromossomo X, enquanto o espermatozoide pode fornecer o cromossomo X ou Y. Em outras palavras, o sexo biológico (cromossômico) do embrião é sempre definido pelo pai.

Você sabia que o óvulo maduro humano atende, oficialmente, pelo nome de ovócito secundário? Isso porque ele é fruto da divisão divisão celular de um estágio preliminar, o ovócito primário. Trata-se de uma célula “enorme”, se comparada a muitas outras, com o tamanho aproximado de 0,1 mm.

Também chamada de ovogênese, a ovulogênese é o processo no qual ocorre a formação dos óvulos. Esse processo tem início antes do nascimento da mulher, ou seja, durante o seu desenvolvimento embrionário, mais ou menos no terceiro mês de sua vida intrauterina.

O encontro do óvulo com o espermatozoide ocorre na Trompa de Falópio, porém, quando não ocorre a fecundação o material biológico masculino morre dentro do órgão reprodutor feminino e o óvulo é eliminado em conjunto com a menstruação.

Embora todas as células humanas apresentem 46 cromossomos (semelhantes 2 a 2, formando, por isso, 23 pares), os gametas (espermatozoide e óvulo) possuem apenas 23 cromossomos. Quando ocorre a fusão dos gametas masculino e feminino, forma-se a célula ovo, que já contem os 46 cromossomos (23 do pai e 23 da mãe).

Os espermatozoides, assim como os óvulos, também possuem 23 tipos diferentes de cromossomos. Por isso, nos humanos, os gametas são 23n. Esse 'n' representa o número de cromossomos diferentes.