Qual é o fruto do milho?

Perguntado por: cperalta . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

cariopse

As espiguetas masculinas são reunidas em espigas verticiladas terminais - inflorescência Botanicamente, o grão do milho é um fruto, denominado cariopse, em que o pericarpo está fundido com o tegumento da semente propriamente dito.

A espiga é a parte do milho que contém os grãos, o sabugo e a palha. Ela é a parte mais importante da planta, desde a raiz ao ápice.

Para a colheita, é necessário observar a ocorrência de uma pequena mancha preta na região localizada entre as sementes e o sabugo; em mais de 50% das plantas.

Zea mays

O milho é uma planta da família Gramineae e da espécie Zea mays. Comummente, o termo se refere à sua semente, um cereal de altas qualidades nutritivas.

Cientificamente, o 'pé de milho' é chamado de “Zea mays”, e, de acordo com o pesquisador, muitas variedades (subespécies) foram surgindo ao longo do processo evolutivo natural da planta ou com a sua domesticação pelo homem. O milho pipoca é conhecido, cientificamente, por Zea mays erveta.

A resposta é sim, a planta originária do tomateiro, possui flores amareladas e sementes. O tomate é sim um fruto, porque ele é oriundo do desenvolvimento da flor do tomateiro, geralmente ele não é chamado de fruta, por não ser doce. Ele é conhecido como legume ou vegetal, o que também não está errado.

Vulgarmente classificada como hortícola, a abóbora é considerada um fruto em termos botânicos e cresce a partir de uma planta rasteira da família das cucurbitáceas, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino. A forma da abóbora é variável, mas geralmente é ovoide ou oblonga.

O milho é um dos cereais mais utilizados no Brasil. Os pratos mais conhecidos que são preparados com milho são: O bolo de milho, o curau, a polenta, a pamonha, o cuscuz, a broa de milho, a canjica, a pipoca, etc.

Zea mays

Milho normal ou pipoca, é tudo milho. Originário da América Central, ele é a semente da planta da espécie Zea mays, sendo um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, tanto na alimentação humana, quanto na animal.

Os tipos de raízes presentes no milho são: primárias e seminais, adven- tícias ou de suporte.

Isso acontece porque o nosso corpo não produz uma enzima chamada celulase, que serviria para digerir a celulose presente em fibras vegetais. Esse é o principal motivo de vermos grãos como milho e ervilha, entre outros, presentes nas fezes. Mas isso não quer dizer que esses alimentos são inúteis, não.

O fruto é o ovário amadurecido da flor. O termo fruta é popularmente designado às partes comestíveis, que se originam da flor, mas nem sempre se desenvolvem a partir do ovário. Na Botânica, é bastante comum falar em frutos, afinal, eles têm papel fundamental na reprodução das angiospermas.

Um pendão de milho é a flor macho na planta. Ele é formado por um grupo de flores pedunculadas que cresce no ápice ou topo da haste do milho. Esses pendões têm cores amareladas, verdes e roxas.

As sementes geralmente são semeadas diretamente no local definitivo da horta ou plantação, mas também podem ser semeadas em sementeiras e transplantadas quando preenchem os módulos com suas raízes, ou em copinhos feitos de papel jornal, fazendo então o transplante quando as mudas têm de 8 a 10 cm de altura.

Germinação e Emergência do milho
Em condições de campo, depois que a semente de milho é plantada, ela sofre a embebição e absorverá aproximadamente 30 a 35% do seu peso em água. Para a radícula iniciar o alongamento, as temperaturas do solo devem ser propícias para o processo de germinação.

O sabugo (parte central da espiga na qual os grãos estão presos) é o resíduo gerado após ser debulhado o milho.

No interior do grão, além da água, existe uma quantidade de amido em estado sólido que, com o aumento da temperatura, torna-se gelatinoso e tende a se dilatar. A pressão exercida pelo vapor d'água e pelo amido chega a ser maior que a pressão interna de um pneu de carro e rompe a dura casca do milho.

A canjiquinha, também conhecida por quirera de milho ou péla égua, é uma iguaria brasileira típica do estado de Minas Gerais que se constitui de milho triturado grosseiramente até se esfarelar (mas não ao ponto de passar por uma peneira) sendo cozido com carne de porco (geralmente costelinha) e outros temperos caseiros ...