Qual é o fruto da árvore da vida?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Uma das plantas mais generosas, da qual se aproveita tudo – da folha ao óleo –, o buriti alcançou um prestígio tal que é tratado como “árvore da vida”, sobretudo por quem lida com ele.

De acordo com Gênesis 3:6, foi Eva quem comeu a fruta primeiro. “Quando a mulher viu que o fruto da árvore era bom para comer e agradável aos olhos, e também desejável para ganhar sabedoria, ela pegou um pouco e o comeu”.

Provérbios 3:18: “É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm”. A felicidade resulta do conhecimento desse livro que dá vida.

Foi desta última que – segundo os escritos – primeiro Eva, depois Adão, comeram (por influência de uma serpente) o fruto proibido e, assim, foram expulsos do Paraíso.

14 E o Senhor Deus disse à aserpente: Porquanto fizeste isso, bmaldita serás mais que todo o gado, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

Qual o significado da árvore da vida? Na verdade, trata-se de um símbolo sagrado que tem como significado a criação, fecundidade e imortalidade, ou seja, que remete muito com a figura das árvores, que espalham suas sementes para gerar novas vidas vegetais e, a partir disso, se tornam imortais.

Uma árvore de vida produz o fruto de sabedoria e de justiça, o que ajuda homens a encontrarem uma vida boa e de paz, o que é agradável a Deus. A pessoa que é uma árvore de vida tem uma capacidade de mudar a vida das pessoas com quem tem contato.

A árvore da vida 'real'.
No meio do deserto do Bahraini, não muito longe do Djebel Dukhan (Montanha da Fumaça) e a 40 km de Manama, encontra-se uma árvore antiga. Parece estar aqui há mais de quatrocentos anos, crescendo em uma terra árida e desértica, desprovida de vegetação.

O melão já era consumida há no mínimo 2.100 anos, conforme descoberta recente de arqueólogos, publicada no G1. Eles encontraram um pedaço de melão no oeste do Japão, em área hostil a microorganismos e por isso conservada. A fruta mais antiga, antes desta descoberta, era do século IV, na China.

Maçã: um pseudofruto da macieira
Nós explicamos: FRUTO: chamamos de fruto o ovário da planta fecundado e desenvolvido. PSEUDOFRUTO: órgão da planta que não é originado do ovário, mas sim de outro órgão da planta. No caso da maçã, a parte que consumimos é formada a partir do receptáculo floral.

Portanto, o Éden ainda existe, porém não na Terra, perto de nossos olhos, mas sim nos planos de Deus para os habitantes do mundo que não pecaram e poderão contemplar o Jardim das criações de Deus.

E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá".

A Árvore da vida é um símbolo que atravessa gerações. Desde culturas ocidentais como celtas, gregas, romanas e persas até culturas orientais como a chinesa e a japonesa. Para todas elas a Árvore da vida representa vitalidade, força e capacidade para vencer desafios. Além disso, é um símbolo que provoca reflexão.

Segundo a Bíblia, a Árvore da Vida é uma das duas árvores especiais que Deus colocou no centro do jardim chamado Éden. A outra é a "Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal", de cujo fruto, Eva, e depois Adão, acabaram por comer por influência de uma serpente.