Qual é o fórum de normalização no Brasil?

Perguntado por: omaldonado6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Nota: A Resolução Conmetro Nº 7 de 24 de agosto de 1992 designa a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como o Foro Nacional de Normalização.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas ou ABNT, é a entidade privada sem fins lucrativos, responsável pela normalização técnica de diversos setores no Brasil. Podemos dizer que a ABNT é o Foro Nacional de Normalização.

ABNT

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais.

A normalização é utilizada cada vez mais como um meio para se alcançar a redução de custo da produção e do produto final, mantendo ou melhorando sua qualidade.

Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro...

A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, é uma entidade privada sem fins lucrativos, responsável pela normalização técnica de diversos setores no Brasil.

Historicamente, pode-se dizer que a primeira fase da normalização ocorreu por volta de 1900 até os anos 80 e concentrou seus esforços na criação de normas que visavam à especificação e à definição de produtos industriais, agrícolas, etc..

O descumprimento da regulamentação pode prejudicar a empresa, por exemplo, impedindo a certificação ou a atribuição de selos de qualidade. A normalização é uma ação fundamental que permite à empresa ser mais competitiva. E isso não depende do tamanho do empreendimento, seja no setor industrial ou de serviços.

É uma actividade destinada a estabelecer, face a problemas reais ou potenciais, disposições destinadas a uma utilização comum e repetida, visando a obtenção do grau óptimo de organização num dado domínio. Consta fundamentalmente dos processos de formulação, publicação e implementação das Normas.

Níveis de normalização
O processo de normalização pode ser caracterizado, de forma geral, em quatro níveis: internacional, regional, nacional e empresarial.

As vantagens da normalização são claras, entre elas: estabelece regras padronizadas a serem atendidas na execução de uma determinada atividade; facilita a comunicação e o intercâmbio no comércio; referencia diagnósticos de segurança, de saúde e de qualidade de produtos.

O processo de normalização consiste em uma técnica geralmente utilizada como guia no projeto de dados relacionais. Proposto por Codd, por volta de 1970, inicialmente com apenas 3 formas normais, que posteriormente, foi estendida por outras formas normais (SILBERCHATZ, 2012).

A ABNT responde pela padronização das normas brasileiras (ABNT NBR) que são elaboradas pelos comitês brasileiros (ABNT/CB), pelos organismos de normalização setorial (ABNT/NOS) e pelas comissões de estudos especiais (ABNT/CEE).

O compromisso da ABNT inclui: tem como missão coordenar, orientar e supervisionar o processo de a elaboração de normas brasileiras, bem como elaborar, editar as referidas normas e deve manter seu Sistema da Qualidade de modo a assegurar que o processo de elaboração e revisão das normas brasileiras atende aos ...

Princípio da normalização consiste em proporcionar às pessoas com necessidades especiais, as mesmas condições e oportunidades sociais, educacionais e profissionais, assim como para qualquer outra pessoa, bem como o respeito que deve existir para com as diferenças de qualquer pessoa, respeitando-se a individualidade de ...

São princípios básicos que regem o processo normativo: consenso; • voluntariedade; • representatividade; • equilíbrio de representação das partes interessadas; • simplicidade do conteúdo normativo; • atualidade do acervo normativo; • transparência.

A normalização é, assim, o processo de formulação e aplicação de regras para a solução ou prevenção de problemas, com a cooperação de todos os interessados, e, em particular, para a promoção da economia global.

Como participar do processo de normalização
Para obter a lista completa dos CB e ONS e seus respectivos temas de atuação basta acessar o site da ABNT www.abnt.org.br. Além disso, tanto os ABNT/CB e ABNT/ONS quanto o Sebrae/NA possuem instrumentos que procuram identificar as demandas junto às MPE.

As regras da ABNT
A ABNT elabora as Normas Brasileiras (NBR). Atualmente, existem milhares de normas e cada uma delas é identificada por números. A NBR 14724, por exemplo, traz todas as regras sobre como elaborar um trabalho acadêmico ou uma monografia. Cada norma surge por meio de uma necessidade da sociedade.

Relacionam-se, a seguir, alguns organismos nacionais de normalização: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, Brasil); Association Française de Normalisation (AFNOR, França); British Standards Institution (BSI, Reino Unido); Deutsch Institut für Normung (DIN, Alemanha); Instituto Argentino de Normalización ( ...

Ao todo são 37 normas técnicas de segurança, criadas de acordo com os tipos de setores de atuação, exigências próprias da norma e atividades desenvolvidas, Como exemplo, a norma trata de temas como embargos e interdições, edificações, resíduos industriais e sinalizações de segurança.