Qual é o formato do osso úmero?

Perguntado por: eveloso . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

O corpo do osso tem forma aproximadamente cilíndrica. Na parte superior, o úmero se liga à escápula e forma a articulação do ombro. Na extremidade inferior, ele se liga aos ossos do antebraço, ulna e rádio.

O que é o úmero
De maneira simples, o úmero é um osso longo e o maior do membro superior que conecta o cotovelo ao ombro. Articula-se com a escápula, o rádio e com a ulna através das articulações do ombro e do cotovelo.

O Úmero na sua porção mais superior é chamado de terço proximal do Úmero e, podemos dividir essa região em quatro estruturas ósseas diferentes: Cabeça do úmero, Tubérculo Maior , Tubérculo Menor e Diáfise.

O úmero é o maior osso do membro superior. Possui cabeça lisa e esférica e seu comprimento (diáfise) é liso e fino. Em uma de suas extremidades, participa da articulação do cotovelo, se ligando, nesta região, à ulna. A ulna é o osso mais longo do antebraço.

Epífise Proximal
Cabeça do Úmero - Articula-se com a cavidade glenóide da escápula.

A fratura da diafíse do úmero é a que acomete o terço médio do braço (se dividirmos o braço em 3 partes, é a parte central). Atinge pacientes de todas idades, e é relacionada a traumas de baixa e alta intensidade, dependendo da idade e qualidade óssea do paciente.

estribo

O estribo é considerado o menor osso do corpo humano e encontra-se localizado na orelha média e exerce importante função na audição.

Úmero: é o maior osso do membro superior e é responsável por formar o braço. Ulna: é o mais longo osso que forma o antebraço. Rádio: juntamente com a ulna, o rádio participa da formação do antebraço.

O úmero vai desde o cotovelo, onde se articula com a ulna e o rádio até o ombro na articulação com a glenóide, parte da escápula.

A fratura do úmero se consolida no intervalo de 9 a 12 semanas após o trauma. Neste período, o paciente é orientado a utilizar o cotovelo e o punho e evitar movimentos com os ombros. Mais de 90% das fraturas consolidam com mínima deformidade residual, sem repercussão na mobilidade do ombro ou cotovelo.

O úmero (osso do braço), o maior osso do membro superior, como osso longo, possui duas extremidades ou epífises (proximal e distal) e uma diáfise ou corpo, sua parte central.

É um músculo cilíndrico, fusiforme e relativamente grosso. É formado por duas cabeças. Uma longa que se origina no tubérculo supraglenoidal da escápula e possui um tendão de origem maior e mais fino. Outra curta que se origina do processo coracóide da escápula e se localiza medialmente a cabeça longa.

O músculo braquial é o principal flexor profundo do cotovelo, e se origina da parte inferior da superfície anterior do úmero. Ele se insere no processo coronoide e na tuberosidade da ulna. É inervado pelo nervo musculocutâneo.

As fraturas do úmero podem acontecer em dois locais: no úmero proximal (região superior do osso do braço que se encaixa com a escápula no ombro) e no úmero “braço” (região no meio do braço).

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões.

Úmero é o osso longo do braço, que se prolonga do ombro até o cotovelo. A porção superior do úmero, que faz parte da articulação do ombro, é o que chamamos de “proximal”.

Quais são as articulações do ombro? O ombro é composto por quatro articulações: esterno-clavicular, escápulo-torácica, acromioclavicular e glenoumeral.

Manguito rotador – Anatomia
O manguito rotador é um conjunto de músculos que se origina na escápula e se insere na região proximal do úmero (tubérculo maior e tubérculo menor), sendo composto pelos músculos subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor.

Estratégia para palpação: a palpação é facilitada se o cotovelo estiver flexionado (90°). Após esse posicionamento, deslize o dedo na região medial e distal do úmero (fig. 22). [LN4] Comentário: Inserção comum dos músculos flexores do carpo e dedos e cabeça umeral do m.

Como dormir com o ombro quebrado: posição recostada
Ficar recostado faz com que você não se movimente muito durante a noite, e assim, não corre o risco de acordar com uma dor no ombro violenta.

A tuberosidade maior, localizada lateralmente à cabeça do úmero e na face superior, fornece a fixação de três músculos do manguito rotador: supraespinhal, infraespinhal e redondo menor. A tuberosidade menor está localizada na superfície anterior do úmero e fornece a fixação para o músculo subescapular.