Qual é o formato do nódulo maligno?

Perguntado por: imarinho . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Já um nódulo maligno é irregular e o formato se assemelha ao de uma estrela. Por mais que o autoexame ajude no diagnóstico de um câncer, ele não é totalmente confiável, já que detecta tumores em estágios já bastante avançados (só são percebidos por estarem já bastante grandes).

O que identificar esse tipo de nódulo mamário, em geral, é que o caroço de um cisto é móvel, redondo, liso, duro, grande ou pequeno, além da área circundante poder ser dolorida.

Um NÓDULO IRREGULAR não é oval nem redondo. A margem é o limite ou a fronteira da lesão. Em um nódulo mamográfico a margem deve ser descrita como: circunscrita, obscurecida, microlobulada, indistinta ou espiculada.

Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos. Por esse motivo, é importante que qualquer nova massa, nódulo ou alteração na mama seja examinada por um médico.

Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. Por definição tumores malignos são câncer.

Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

O que são? Nódulos benignos são fruto de um crescimento aumentado que ocorre nas estruturas elementares da mama denominadas ductos e estroma. Sua causa não esta completamente esclarecida, no entanto há fortes indícios de que os hormônios femininos que surgem após a primeira menstruação (menarca) estejam envolvidos.

Mesmo assim, essa diferença foi altamente significativa e, uma lesão de contornos irregulares apresenta 10 vezes mais chances de ser um câncer que uma lesão benigna. Os ecos internos heterogêneos apareceram em 62% dos casos de câncer e também estiveram significativamente associados ao câncer.

** Nódulo é conceitualmente sólido, de tamanho superior a 1 cm. Apesar de muitas vezes a palavra aparentar uma doença grave, o nódulo pode ser benigno ou maligno (câncer). Exemplos benignos: angiomiolipoma, lipoma, mioma… exemplo maligno: câncer.

A presença de contornos irregulares, ecos internos heterogêneos, ligamentos de Cooper espessados e aumento do diâmetro ântero-posterior podem indicar maior probabilidade de malignidade nos nódulos sólidos da mama.

Se for possível notar a protuberância que provocam, recebem o nome de tumores, neste caso ainda possuem diâmetros maiores de 3 cm. São considerados nódulos quando menores que isso.

Por possuírem formatos semelhantes, nódulos e cistos são facilmente confundidos. Ambos podem ser benignos ou malignos e acometer qualquer região do corpo, inclusive os mesmos órgãos, apresentando mais de uma lesão.

Se o nódulo é oval ele provavelmente é benigno. Precisa fazer uma punção com agulha fina ( PAF). O Risco de câncer é no máximo 2% . Precisa avaliar a imagem para avaliar a probabilidade de ser maligno.

O nódulo nada mais é que células que se desenvolveram mais do que deveriam. Ele pode ser sólido, quando composto por massa de tecido, ou em forma de cisto preenchido por líquido. Os nódulos podem ser classificados como: isoecogênico, hipoecogênico e hiperecogênico.

O câncer de mama leva, em média, de sete a dez anos para que uma célula com gene modificado se torne um carcinoma com pelo menos 1 centímetro de diâmetro.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.