Qual é o fonema da palavra passarinho?

Perguntado por: ubarbosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

A palavra "passarinho" possui oito fonemas. Para identificar esta afirmação, temos estes fonemas: p/ a/ ss/ a/ r/ i/ nh/ o.

[a] - som á - pá, gato, amigo.

Sempre que for contar os fonemas de uma palavra, preste atenção:

  1. Nos dígrafos vocálicos ('am', 'an') e consonantais (ss, gu, xc…);
  2. Na letra 'h' em início de palavras;
  3. Na letra 'x' quando for dífono (som de 'ks').

- Chuva: 5 letras e 4 fonemas. Novamente, repara-se que o som “ch” é apenas um som. - Nascimento: 10 letras e 8 fonemas. O que acontece aqui são duas particularidades.

Combinar sons para formar palavras — como uma brincadeira, fale aos alunos lentamente os sons das palavras e peça-lhes que adivinhem qual é antes que você termine de pronunciá-las. Adicionar ou subtrair fonemas para formar palavras novas — selecione algumas palavras que tenham sons parecidos.

Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes.

Os fonemas são as unidades sonoras que compõem o discurso ou a fala e são representados entre barras oblíquas (//). As letras, por sua vez, são os sinais gráficos que tornam possível a escrita. Juntas de forma ordenada, as letras constituem o alfabeto.

Folha = 5 letras e 4 fonemas Sorriso = 7 letras e 6 fonemas.

11 letras e 8 fonemas.

Em “flores”, há 6 letras e 5 fonemas.

palha (5 letras, 4 fonemas);

Na alternativa (B), a palavra “pessoas” apresenta 7 letras, mas 6 fonemas, pois “ss” é um dígrafo consonantal, o qual apresenta o fonema /S/.

> Ao falar essas palavras, quantos sons você fala e ouve nos grupos escritos ch e qu? A sílaba que da palavra querido é escrita com três letras: q-u-e. Ao pronunciarmos essa sílaba, falamos e ouvimos apenas dois fonemas. Nesses casos, as duas letras qu representam um só fonema – /k/ – e recebem o nome de dígrafo.

O fonema é a menor unidade sonora da fala. O fonema é uma unidade sonora da fala. Em uma transcrição, ele é representado por símbolos específicos. Já a letra é uma representação gráfica de um fonema.

Para fazer sua correta separação é preciso seguir algumas regras existentes na língua portuguesa. As palavras que possuem os dígrafos xc, xs, sç, sc, ss e rr devem se separar como em CAR-RO, EX-CE-ÇÃO, DES-CER e PÁS-SA-RO. Se os dígrafos forem qu, gu, lh, nh e ch eles não devem ficar separados.