Qual é o foco narrativo de A terceira margem do rio?

Perguntado por: vramos4 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

O conto “A Terceira margem do rio” é narrado em primeira pessoa por um narrador personagem e observador, filho do personagem principal.

As margens de um rio são classificadas de "margem direita" e "margem esquerda", segundo o lado do rio em que se encontram, para quem se desloca no sentido da corrente, isto é, da nascente para a foz.

O rio em si é a “terceira margem”, aqui metonimicamente estendido à figura do ermitão (o pai) que personifica o movimento incessante das águas a circunscrever o silêncio, a solidão, a reclusão (como uma ilha) – dir-se-ia comumente personagem à margem da sociedade.

“O que a vida quer da gente é coragem”. Essa é uma das frases mais famosas do escritor Guimarães Rosa e que muitos de nós utilizamos para dar aquele impulso ou justificar uma tomada de decisão importante.

A margem pode ser empregada como a extremidade de uma coisa ou a beira de outra, como por exemplo, de um rio. Então, se estivermos parados no meio de um rio observando por onde corre as águas abaixo, veremos a margem direita e a esquerda.

Espaço em branco aos lados de uma página escrita ou impressa (ex.: margem direita; margem esquerda; margem inferior; margem superior).

Dar margem a : dar oportunidade, ensejo ou ocasião. Deixar à margem : colocar de lado, abandonar, desprezar.

Pontuação: 5/5 ( 21 avaliações ) Falésia, arriba ou costa alta é um acidente geográfico constituído por uma encosta íngreme ou vertical. Geralmente estes termos referem-se a formações litorâneas, mas também podem ser consideradas aquelas encontradas em montanhas, falhas e margens de rios.

Montante é a direção de um ponto mais baixo para o mais alto. A jusante é o lado para onde se dirige a corrente de água e montante é a parte onde nasce o rio. Por, isso se diz que a foz de um rio é o ponto mais a jusante deste rio, e a nascente é o seu ponto mais a montante.

Nascente (cabeceira): local onde o rio nasce, situado sempre em um ponto mais elevado do terreno. Foz (desembocadura): ponto onde o rio termina, geralmente desaguando no mar, lago ou outro rio. Curso: caminho que o rio percorre da nascente até a foz.

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

O narrador onisciente, também chamado de onipresente, é um tipo de narrador que conhece toda a história e os detalhes da trama. Além disso, ele tem conhecimento sobre seus personagens, desde sentimentos, emoções e pensamentos.

Um grupo de características, tais como concisão ou brevidade, ausência de desenvolvimento das personagens, finais surpreendentes, etc., as quais são vistas como traços do mini-conto, são sugeridas, e dez exemplos são resumidos e analisados, inclusive dois contos tradicionais para efeito de comparação.

“O QUE TEM DE SER TEM MUITA FORÇA, TEM UMA FORÇA ENORME” — João Guimarães Rosa, no livro “Grande Sertão: Veredas”.

Amar é um ato de coragem, pois quem ama se arrisca, mesmo sabendo que os sacrifícios podem ser em vão e o sofrimento o maior castigo. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

(Guimaraes Rosa)

A Tragédia na Vida do Casal
Em um outro ataque de raiva, Venâncio agride o próprio bebê. Sem respirar, ele o leva embora dali e, imediatamente, acaba-se a vida daquele casal.

Ficção literária

Uma última viagem rio abaixo, um antigo sonho da época de noivado, e com eles levam a lista dos últimos desejos de Abbie. Onde termina o rio é um romance envolvente sobre amor e sobrevivência, que reafirma a crença no amor que conquista todas as adversidades. Uma história sobre perda e amor imortal.

Elas delimitam o início e o fim das linhas e do corpo do texto em um documento. A existência dessas bordas é essencial para garantir uma impressão adequada do texto. Se não houvesse margens, o documento iria sair impresso de ponta a ponta em uma folha, o que dificultaria a leitura e compreensão do conteúdo.