Qual é o foco da função fática?

Perguntado por: rpilar3 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

A função fática tem como foco o canal. Muito claramente, é possível perceber a função fática na oralidade. A própria entonação dos falantes pode marcar o recurso de se manter a comunicação.

A função fática prova que todo ato comunicacional tem sua relevância para a comunicação, até mesmo os mais corriqueiros atos de fala. A comunicação oral é um dos meios mais eficientes de interação social.

Em síntese, as funções da linguagem são elementos da comunicação. Elas analisam os aspectos envolvidos nessa atividade, buscando identificar qual elemento está em evidência e como ele se manifesta na linguagem do texto.

A função referencial é a função da informação. Isso porque sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, evitando assim o discurso literário, presente em outras funções, como a função poética e a função emotiva.

As funções da linguagem correspondem à forma como o falante da língua utiliza a linguagem, consoante a intenção da mensagem que ele quer transmitir. Confira abaixo uma seleção de exemplos de textos e frases que ilustram todas as funções da linguagem: referencial, emotiva, poética, fática, apelativa e metalinguística.

Significado de Fático
De fáctico, de fact, do latim factus, + ico. adjetivo [Linguística] Capaz de garantir o contato entre o falante e aquele com quem se fala ou destinatário, centrando-se no canal da comunicação: função fática da linguagem.

Na área do Direito, existe a expressão “situação fática”, que serve para se referir ao que é considerado real ou uma situação de fato.

Significado de Fática
adjetivo [Linguística] Capaz de garantir o contato entre o falante e o destinatário (aquele com quem se fala), centrando-se no canal da comunicação: função fática da linguagem. Etimologia (origem da palavra fática). Feminino de fático.

A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.

Metalinguagem é uma das funções da linguagem. Caracteriza-se por destacar a própria linguagem utilizada na comunicação. Ela está presente em textos verbais e não verbais. A metalinguagem é um processo que evidencia a própria linguagem utilizada na comunicação.

Características da Função Poética
Palavras com uma função estética. Utilização do sentido figurado ou conotativo. Utilização de textos bem elaborados. Presença das figuras de linguagem como a metáfora.

A função emotiva ou expressiva é aquela em que o foco está no emissor (locutor), aquele(a) que elabora a mensagem, seja por meio da linguagem verbal falada ou escrita, seja pela linguagem não verbal também. Por meio desse tipo de função, é possível identificar opiniões, emoções, sentimentos, pontos de vista.

Uma função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto a um único elemento de outro. O primeiro conjunto é chamado de domínio, e o segundo, contradomínio da função. A função determina uma relação entre os elementos de dois conjuntos.

Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos.

A função conativa ou apelativa é utilizada em diferentes situações comunicativas que são direcionadas diretamente ao interlocutor. "Antes de dirigir, lembre! Sua família te espera mais tarde. Atenção redobrada!"

A Função Metalinguística pode ser identificada quando uma mensagem utiliza o próprio código (meio pelo qual a mensagem é enviada, como fala, escrita, gestos ou figuras) para falar dele mesmo.

1) Função Emotiva ou Expressiva. 2) Função Referencial ou Denotativa. 3) Função Conativa ou Apelativa.

2 fatal. 3 infortunado, letal, sinistro, trágico.

Função fática
Basicamente, o objetivo é testar o canal de comunicação para dar continuidade à interação comunicativa. São exemplos de expressões que caracterizam essa função da linguagem: "Alô! Quem fala?", "Olá!", "Oi", "Bom dia!", "Entendeu?", "Sabe?", "Você está aí?".

O fato constitutivo (causa de pedir fática ou remota) deve ser narrado com precisão e clareza, para que não haja dúvida, tampouco ambigüidade em relação à pretensão. Não constitui causa de pedir apenas a afirmação dos fatos.