Qual é o fenômeno de dissolução do açúcar em água?

Perguntado por: uneves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

2. Transformação física. A dissolução do açúcar em água forma uma mistura homogênea, mas não produz uma modificação química.

Os fenômenos físicos são aqueles em que a constituição do material não muda. Por exemplo, digamos que você amasse um papel. Nesse caso, ele sofreu uma transformação na sua forma, tamanho e aparência, mas continua sendo um papel. Esse é, portanto, um fenômeno físico.

Fenômenos químicos ocorrem quando há alteração da natureza da matéria, isto é, da sua composição. Dizemos que ocorreu uma reação química, pois novas substâncias foram originadas. Por exemplo, considere uma lata de ferro que é deixada por alguns dias ao ar livre. Com o tempo, ela começa a enferrujar.

Como já foi dito, a dissolução ocorre porque as moléculas do solvente envolvem as partículas de sólidos do soluto dissolvendo-os, quanto maior for a superfície de contato deste sólido mais rápida será a dissolução. No soluto açúcar refinado os grãos de sacarose são mais finos expondo uma maior superfície de contato.

A sacarose ou açúcar é um composto formado pela condensação da frutose e da glicose. A sacarose, conhecida comumente como açúcar, é um sólido cristalino à temperatura ambiente, que se dissolve em água e possui sabor doce.

A água é capaz de dissolver substâncias no estado líquido, sólido e gasoso, sendo essa característica uma consequência de sua polaridade, que permite que suas moléculas hidratem íons e outras moléculas também polares. Dentre as principais substâncias dissolvidas pela água, destacam-se os ácidos e os sólidos iônicos.

A água, conhecida como solvente universal, é uma substância formada por ligações covalentes polares na molécula. Portanto, a água só dissolve solutos polares, como, por exemplo, sais, açúcar, álcool, etc.

Portanto, podemos distinguir um fenômeno químico de um fenômeno físico basicamente pela composição. Se após a mudança o material continuar com a mesma composição, então o fenômeno é físico. Caso uma nova substância seja formada, temos um fenômeno químico.

Fenômenos são modificações que ocorrem na matéria. Eles podem ser de dois tipos: fenômenos químicos, como queimar um papel; ou fenômenos físicos, como rasgá-lo. Derretimento do gelo: fenômeno físico ou químico?

É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias. Exemplo: mudanças de estado físico da matéria. A água pode se encontrar no estado sólido, líquido ou gasoso, mas sua molécula H2O continua a mesma, ou seja, o fenômeno físico altera apenas a forma da matéria.

Já os fenômenos químicos são aqueles processos em que há alteração da composição química da matéria, manifestando-se por meio das reações químicas. Exemplos de fenômenos químicos são as reações de combustão, de ionização, a oxidação de alimentos e de estruturas metálicas.

Um fenômeno químico possui algumas características que são geralmente notadas e que estão listadas abaixo: A liberação de energia: como é o caso da queima (combustão) de um pedaço de madeira por exemplo. O aparecimento de um precipitado; A mudança de coloração: por exemplo um prego oxidando, ou seja, enferrujando.

No teu dia-a-dia acontecem muitas transformações químicas deste tipo, como por exemplo. Quando aqueces o açucar, ele transforma-se em caramelo, formando-se uma substância de cor castanho-escuro enquanto se liberta vapor de água e dióxido de carbono.

Quando dissolvemos o sal na água, as características elétricas da molécula de H2O interferem com a atração eletrostática dos íons do sal, que se enfraquecem e se dispersam pelo líquido de novo na condição de íons livres.

Água e açúcar
O açúcar é um composto covalente e quando dissolvido em água as moléculas se dispersam, mas não alteram a sua identidade. Essa solução aquosa é classificada como não eletrolítica, pois o soluto disperso em solução é neutro e, por isso, não reage com a água.

físico. Dissolva: soluto + solvente solução. Cristalização: solução soluto + solvente. Saturação: a cristalização e a dissolução estão em equilíbrio.

Exemplos de misturas homogêneas: água e açúcar.

Resposta verificada por especialistas. A água e o açúcar, quando combinados, formam uma mistura química denominada solução.

O açúcar pode ser classificado como refinado, cristal, demerara, mascavo, entre outros, como os mais recentes açúcar light e de coco. As principais diferenças entre os açúcares aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional.

Há vários tipos de soluções feitas com este solvente. As substâncias que se dissolvem em água são chamadas de Hidrossolúveis. Exemplos: açúcar, álcool, ácido acético.

Resposta. O açúcar se dissolve na água pq ambos são moléculas polares, ou seja, têm alguma polaridade em sua estrutura química. O fato de ser orgânico (ter carbono) ou ser inorgânico (não ter carbono) não interfere no processo.