Qual é o feminino de caboclo?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

substantivo feminino [Brasil] Fem. de caboclo.

[Brasil] Que tem cor acobreada. Plural: caboclos |ô|.

Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira. Segundo o Dicionário Aurélio, "caboclo" procede do tupi kari'boka, que significa "procedente do branco".

Dentre os registros linguísticos mais notórios dos caboclos está o “sotaque”, categoria nativa que nomeia uma situação de desafio em forma de bravata que estabelece um diálogo, uma alternância entre (en)cantadores.

AMADA ENTRE TODOS OS UMBANDISTAS, A CABOCLA JUREMA É CONSIDERADA A RAINHA DAS MATAS E É MUITO CONHECIDA POR SUA BELEZA. É FILHA MAIS VELHA DO CABOCLO TUPINAMBÁ E IRMÃ DE JUPIRA E JANDIRA.

Cabocla Jurema
Nome nativoYurema
PaisIemanjá (mãe espiritual) Caboclo Tupinambá (pai carnal)

Em outras versões, no lugar da morte de Jurema nasce uma planta chamada Jurema-preta ou Calumbi (mimosa hostilis), da qual é possível preparar um chá popularmente conhecido como vinho da Jurema, preparado à base de raspas de raízes da mimosa hostilis, sendo essa bebida muito utilizada em cerimônias religiosas indígenas ...

A Cabocla Iara, nasceu na Tribo dos Bororos, a beira do Rio Araguaia (Rio das Araras Vermelhas), no final do século XVII. Ela pertencia ao Clã dos Araés. Era uma exímia caçadora, tecelã e pintora. Em sua tribo os rituais eram praticados com extrema rigidez.

O caboclo e a cabocla são abrigados no pavilhão Dois de Julho, no Largo da Lapinha. Durante todo o ano, os carros saem do pavilhão com as imagens do caboclo e da cabocla, em direção ao Campo Grande, centro da cidade.

Os Caboclos pertencem à uma linha de muita força espiritual, são naturalmente guerreiros, poderosos e humildes. Sempre observadores e sábios procuram ajudar-nos em tudo que podem. Através de seus sotaques arrastados e com uma linguagem simples, eles nos passam ótimos direcionamentos.

Guia Cabocla Jurema - miçangas verde/amarela e cristal - Umbanda e Candomblé | Shopee Brasil.

O MULATO – mistura do branco com o negro; • O CAFUZO – mistura do negro com o índio; • O MAMELUCO ou CABOCLO – mistura do branco com o índio.

Cafuzo é a denominação dada no Brasil para os indivíduos gerados a partir da miscigenação entre índios e negros africanos.

Jurema, bebida ritual
Assim, valorizam-se as frutas tropicais, mas também o milho; e outros ingredientes naturais como o mel de abelha. Além disso, há as bebidas artesanais e, em destaque, a “jurema”, que é servida ritualmente para se celebrar os caboclos.

A morada dos caboclos é a mata, onde recebem suas oferendas, sua cor é o verde transparente para as Caboclas e verde leitoso para os Caboclos, gostam de todas as frutas, de milho, do vinho tinto, gostam de tomar sumo de ervas e apreciam o coco com vinho e mel.

A Cabocla Jurema é a filha mais velha do Caboclo Tupinambá, possuindo mais duas irmãs chamadas Jupira e Jandira.

Aqui estão alguns nomes de Caboclos: Caboclo Pena Branca, Pena Vermelha, Tatuité, Junco Verde, Aimoré, Guará, Cacique das Matas, Cobra-coral, Cabocla Jarina, Cabocla Jurema, Cabocla Jacira, Ventania, Caçador, Sete Estrelas da Jurema, Sete Flechas, Rompe Mato, Boiadeiro Navizala e Boiadeiro da Campina.

As sete ervas são compostas por: Alecrim, manjericão, espada-de-são-jorge, arruda, guiné, pimenta e comigo-ninguém-pode.

Nos cultos da Jurema temos a figura dos mestres que ocupam a função de líderes, responsáveis pela incorporação de espíritos que curam e aconselham os praticantes, mais conhecidos como “juremeiros”.

  • Iara: cabocla de Iemanjá Deusa de muita beleza e de água doce. ...
  • Jurema: cabocla de Iemanjá Herdeira de um valente índio Tupinambá. ...
  • 7 luas: caboclo de Iemanjá ...
  • Jandira: cabocla de Iemanjá ...
  • Estrela do mar: cabocla de Iemanjá ...
  • Oxum: caboclo de Iemanjá ...
  • Iansã: cabocla de Iemanjá

Esta Cabocla linda é a Rainha das Matas, filha mais velha do Caboclo Tupinambá. Ela teve mais duas irmãs chamadas: Jupira e Jandira, que da mesma forma que a Cabocla Jurema, são poderosas Entidades de Luz, e tem seus trabalhos dentro da Umbanda muito bem vistos e respeitados.