Qual é o feminino da palavra padrinho?

Perguntado por: yteixeira9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe.

Significado de Padrinho
substantivo masculino Indivíduo que, num casamento civil ou religioso, foi escolhido pelos noivos para testemunhar e abençoar a união desse casal: padrinho de casamento.

Ser dinda é isso: ser considerada uma segunda mãe ou um segundo pai. É também ajudar os pais do bebê sempre que necessário, fazendo pelos pequenos o que eles próprios fariam. Ou seja, enchendo suas vidas de carinho, atenção e cuidado! É uma oportunidade única de estar por perto, para ajudar, socorrer e auxiliar.

Significado de Dindinho
Diminutivo afetuoso de padrinho. (Diz-se também dindo.).

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinopaipais
Femininomãemães

1. Pessoa que tem padrinho ou madrinha (de baptismo , casamento, etc.). 2. [Figurado] Protegido.

O compadre de um indivíduo é o padrinho de seu filho. Também se chama compadre ao pai do afilhado de um sujeito.

Normalmente, as madrinhas de casamento são pessoas próximas da noiva, como amigas ou familiares. Em inglês, quando a madrinha de casamento é solteira, se chama maid of honor, quando é casada é matron of honor. Um grupo de damas de honra é conhecido como bridesmaids. Veja também o significado de Comadre.

O contrário de padrinho é: 1 contestatário, impugnador, opositor.

Significado de Dindinha
substantivo feminino [Informal] Mulher escolhida para batizar uma criança; madrinha.

padrinhozinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

No Brasil, é bastante popular chamar as madrinhas por alguns apelidos como “dinda”, “dindinha” ou “mãezinha”. A palavra dinda, visto como a mais comum, é um apelido no diminutivo para a palavra madrinha. No ambiente religioso, a relação entre madrinha e afilhado é comum.

Dinda é um substantivo feminino usado como diminutivo da palavra madrinha. De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe.

De acordo com o Código de Direito Canônico, admite-se “apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha” (Cânon 873). Ou seja, os pais devem escolher um homem e uma mulher para a função. Se preferirem, podem optar por apenas um deles, padrinho ou madrinha.

Comadre é um termo com origem no latim commatre, que apesar de possuir mais de um significado, é usado mais frequentemente para designar a madrinha do filho/a ou a mãe do afilhado/a. Normalmente, os pais de uma criança escolhem uma pessoa (ou um casal) para exercer a função de comadre (e compadre).

O filho de sua madrinha não tem grau parentesco direto com você, mas convenção e padrão da sociedade pode considerar o mesmo como primo. Mas deve-se atentar que para o filho da sua madrinha ser um primo legítimo seu, sua madrinha deveria ser irmã de seu pai ou de sua mãe.

Dinda, pelo que observei, é uma forma carinhosa de chamar a madrinha.

o cavalo - a égua; o carneiro - a ovelha; o bode - a cabra; o zangão - a abelha.

O feminino de boi é vaca. O boi e a vaca estão soltos no pasto. Vendo casal de vaca e boi.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculino
Femininomãemães
Comum aos dois géneros/gêneros

afilhada (nome feminino) -