Qual é o feijão que tem mais vitamina?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

“O feijão-preto contém mais nutrientes, como vitaminas do complexo B, em relação aos outros”, revela a nutricionista Thayná Ramos Silva à Coluna Claudia Meireles. Além de vitamina B, o item tem magnésio, zinco, potássio e ajuda a combater a deficiência de ferro no organismo.

Na prática, o feijão tipo 1 é aquele que oferece o maior valor nutricional, o melhor sabor e o maior rendimento aos consumidores.

Dentre as variedades analisadas a que apresentou maior concentração de ferro foi o Feijão Preto, com 8,71 mg/100g, logo seguido do Feijão Carioca, 7,47 mg e do Feijão Branco com 4,93 mg. Os feijões do tipo Verde e de Corda apresentaram teor de ferro inferior a 4,0 mg.

O feijão como aliado contra a anemia
E vale ressaltar que essa propriedade não está presente apenas no feijão preto: embora ele seja mais famoso na prevenção da anemia, todos os tipos de feijão oferecem boas quantidades de ferro, incluindo o feijão carioca e o feijão vermelho.

O Feijão Preto têm efeitos anti-hipertensivos ligeiramente, o que significa que eles podem melhorar o fluxo de sangue, a pressão arterial, e colocar menos tensão ou stress oxidativo no sistema cardiovascular como um todo.

feijão preto

Mas mesmo com todos esses benefícios compartilhados, o feijão preto ganha a disputa, por ter mais ferro, cálcio e carboidrato.

feijão azuki

Opte pelo o feijão azuki
Se você ainda sofre bastante com o desconforto intestinal ocasionado pelo feijão carioca tradicional, opte pelo feijão azuki, por menor quantidade desses oligossacarídeos, assim, diminuirão os gases.

Uma das dicas é deixar o feijão de molho: 'Se você hidrata o grão antes de levar para panela, você reduz o tempo de cozimento', explica a nutricionista Eliana Giuntini. Já cozinhar o feijão e guardar no freezer aumenta a concentração de fibra alimentar, tão importante para saúde.

Ele oferece proteínas, fibras, cálcio, ferro, zinco, vitaminas do complexo B e a maioria dos aminoácidos essenciais. E qual é o efeito dessas substâncias em nosso organismo? O feijão costuma causar saciedade, principalmente quando combinado com outros alimentos.

Descobriu-se, no entanto, que alimentos específicos têm qualidades para baixar o nível de açúcar no sangue, inclusive o feijão azuki.

O carioca ou carioquinha é a variedade mais consumida no Brasil. E não é sem mérito: além de ser delicioso, seus grãos são ricos em cálcio e ferro, ajudando a combater a anemia, além de conter alto nível de proteínas e de fibras.

Entre as leguminosas, o feijão é campeão em ferro.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

O Guia Alimentar do Ministério da Saúde recomenda a ingestão de arroz e feijão todos os dias, já que o consumo diário desses alimentos também ajuda a prevenir doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e o mau funcionamento do intestino.

Frutas com vitamina C, como laranja, limão, tangerina, toranja, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão, são ricos em vitamina C, que é muito importante para potencializar a absorção do ferro presente nos alimentos, por isso, recomenda-se ingerir junto destes algum alimento fonte de vitamina C.

Tanto o limão quanto outras fontes de vitamina C – como a laranja, as frutas vermelhas, o kiwi e o abacaxi – funcionam como facilitadores desse processo e podem ser adicionados aos alimentos fontes de ferro para auxiliar na absorção do mineral.

Feijão fava: é um tipo de feijão maior que o normal possui proteínas, fibras e ferro, é muito usado em saladas e cozidos.