Qual é o fator de segurança para cabos de aço?

Perguntado por: iaraujo6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Laços de cabos de aço possuem coeficiente de segurança = 5.

Cintas de elevação devem ser 7:1 ou 5:1
Isso significa que ela suporta até 7 vezes a capacidade de carga da cinta. Por exemplo: se a cinta tem capacidade para elevar cargas de até 1.000 kg, ela se rompe em um teste de qualidade somente quando a carga atingir, no mínimo, uma força de 7.000 kg.

O Fator de Segurança é resultante da divisão da resistência disponível (capacidade de carga do solo reforçado – pr) pela solicitação (carregamento aplicado – p).

Neste sistema, o fator de segurança aplicado é o de 2:1. Quanto às laçadas, Carrion, da Gunnebo, diz que a maneira de laçamento ou amarração da carga deve ser escolhida de acordo com a carga a ser movimentada. Ele informa que enforcando o acessório, a perda de carga é de cerca de 20%.

A cinta de elevação com fator de segurança 7:1, como o próprio nome sugere, suporta 7 vezes a capacidade descrita na cinta. Ou seja, se a capacidade de elevação é de 1.000 kg, isso significa que a cinta só deve se romper se estiver suportando 7.000 kg.

O fator de segurança existe para garantir que a cinta irá suportar os esforços dinâmicos que ocorrem durante a movimentação de carga; estes sim, serão sempre maiores do que a carga nominal, caso contrário não haveria sequer a movimentação: o material ficaria estático!

Podemos considerar o Coeficiente ou Fator de Segurança como uma reserva estratégica para prevenir incertezas quanto às propriedades dos materiais, esforços aplicados, variações principalmente entre a estática e a dinâmica.

A realização de verificações de saúde e segurança usando o procedimento Take 5 (Parar, Olhar, Avaliar, Controlar e Monitorar) ajuda funcionários e contratados a reduzir sua exposição a perigos e riscos à saúde.

O conceito de coeficiente de segurança global consiste na redução da capacidade resistente correspondente ao estado limite último de equilíbrio calculado a partir de valores “característicos” dos parâmetros de resistência do solo, de modo que seja obtida uma margem de segurança em relação a ruptura e, ainda, não exista ...

Para dimensionarmos qual deve ser o diâmetro do cabo de aço para transportar uma determinada carga, devemos sempre utilizar o fator de segurança da tabela (aplicações x fator de segurança) em função do seu tipo de serviço.

Veja as fórmulas referentes ao fator de multiplicação.

  1. Fator de multiplicação para aumento.
  2. Fator de multiplicação = 1 + taxa de aumento / acréscimo / inflação.
  3. Fator de multiplicação para desconto.
  4. Fator de multiplicação = 1 – taxa de desconto / diminuição / decréscimo.

COEFICIENTES DE SEGURANÇA: Consiste na relação entre a carga de ruptura e a carga admissível. Podem ser considerados como reserva estratégica. evitar maior possibilidade de falha.

A norma técnica ABNT NBR 15637 regulamenta os critérios para as cintas de elevação de cargas e estabelece a obrigatoriedade da identificação da capacidade de carga a partir na etiqueta do produto.

Percebe-se que, no caso do EUROCODE, o novo coeficiente de minoração da resistência do concreto para verificação da segurança em estruturas existentes, desde que baseada na extração de testemunhos, é equivalente ao da norma brasileira e igual a 1,27.

Adicionalmente temos também outro tipo de identificação: os frisos da fita, onde cada friso representa 1t. Ou seja: uma cinta com 2 frisos deve ser verde (2.000 kg), uma com 3 frisos deve ser amarela (3.000 kg) etc.

Como sempre, a tensão admissível é calculada dividindo a tensão de falha (nesse caso, a tensão de ruptura ) pelo fator de segurança . Podemos definir e aplicar a condição para as duas hastes de forma genérica. Ao final, devemos isolar o diâmetro e calcular o seu valor duas vezes, uma vez para cada haste.

A tensão admissível consiste no valor-limite da tensão a que um determinado órgão num certo material está sujeito e que servirá para o dimensionamento das suas secções resistentes.

é usada para prevenir escoamento do material quando submetido a qualquer condição de carregamento a partir de resultados obtidos de testes de tração simples. A tensão equivalente de von Mises satisfaz a propriedade de que dois estados de tensão com mesma energia de distorção tem a mesma tensão equivalente de von Mises.

Para determinar o Fator de Utilização, basta cruzar o valor do Índice do Local (K) calculado anteriormente (dado na horizontal) com os dados de refletância das superfícies do teto, da parede e do piso (dado na vertical).