Qual é o Exu que pertence ao orixá Oxaguian?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Características do Orixá: Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.

Òsàgiyán

CARACTERÍSTICAS DO ORIXÁ: Para os yorubás o verdadeiro nome de Òsàgiyán (Oxaguian) era Akinjole fundador da cidade de Èjigbò. Por isso, ele era chamado de Eléjìgbò. Eles também o chamavam de Ògiyán por gostar muito de inhame.

Esta guia é composta por seções de 8 de contas de porcelana branca e um cristal tcheco azul claro. Os entremeios são em metal e os pingentes são símbolos conhecidos de Oxaguiã: a Espada e o Pilão.

Oxaguian era chamado pelos yorubás de: Òsàgiyán (Guerreiro, dono do pilão e do inhame), Ajàgúnà (Senhor da guerra), Eléjìbò (Rei da cidade Èjìgbò) e Elémòsó (Aquele que gosta de belas roupas). Usa a idà (espada). Número: 8 (Odù éjì onílè: ajuda). Saudação: "Epà Bàbá!"

Omolu

João Caveira pertence à falange do Exu Caveira, que por sua vez é regida pelo orixá Omolu.

Divindade africana que aportou no Brasil junto aos negros, Exu é conhecido como o orixá da comunicação, guardião das ruas e do comportamento humano. O curta metragem de não-ficão Exu Rei dialoga com a influência desse arquétipo pela cultura negra a e sua assimilação pela arte brasileira.

Suas hastes são simbolizadas com os ancestrais e tem finalidade de afastar os espíritos (eguns) para o seu espaço sagrado, e eliminar as energias negativas da comunidade, proporcionando a saúde e longevidade dos crentes.

Ibá de Oxaguiã – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Aqui estão alguns nomes de Caboclos: Caboclo Pena Branca, Pena Vermelha, Tatuité, Junco Verde, Aimoré, Guará, Cacique das Matas, Cobra-coral, Cabocla Jarina, Cabocla Jurema, Cabocla Jacira, Ventania, Caçador, Sete Estrelas da Jurema, Sete Flechas, Rompe Mato, Boiadeiro Navizala e Boiadeiro da Campina.

A guia é composta por seções de 7 contas nas cores vermelha, preta e roxa intercaladas.

Omolu

Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade.

Pelo menos esses três tipos de Exu todo médium possui. Já as pessoas comuns (não médiuns) têm apenas um Exu Natural individual, ao qual não é possível identificar porque eles não se mostram (..)

Exu Capa Preta, também conhecido como Exu Capa Preta das Almas, é um dos maiores símbolos da Umbanda. Embora muito temido pelos seres humanos, essa entidade traz consigo uma grande sabedoria, além de um desejo enorme de ajudar as pessoas em suas mais diversas questões.

Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

Exu do Ouro é o único guardião ou entidade que trabalha 100% para o bem e pode ser cuidado dentro de sua casa. Exu chama dinheiro é o grande guardião que nos auxilia um fluxo de dinheiro constante e se invocado junto com Exu do Ouro seus rendimentos serão infinitos.