Qual é o Exu que acompanha Oxumaré?

Perguntado por: oxavier . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Na Umbanda, Oxumaré converteu-se em um exu, Exu Maré, tido como da linha de Iemanjá.

Exu é filho de Iemanjá, a rainha do mar, e Orunmilá. Irmão de Orixá Ogum, Orixá Xangô e Orixá Oxóssi. Tipos de Exu: Tranca-Rua (serventia direta de Orixá Ogum), Marabô (Oxóssi), Sete Encruzilhadas (Orixalá), Exu Gira mundo (Orixá Xangô), Exu Pinga Fogo (Yorimá), Exu Tiriri (Yori).

Xangô conhecia a fama de Oxumare de não deixar ninguém dele se aproximar. Preparou então uma armadilha para capturar o Arco-Íris. Mandou chamá-lo para uma audiência em seu palácio e, quando Oxumarê entrou na sala do trono, os soldados de Xangô fecharam as portas e janelas, aprisionando Oxumarê junto com Xangô.

Seus números para sorte: 5, 7 e 13. Oxumarê é o Orixá do movimento, dono do arco íris.

Vela Namaste 7 Dias Orixá Oxumaré Azul Turquesa - 260g.

Oxumarê se apresenta como serpente e como arco-íris. Algumas noções míticas africanas remetem ao fato de que o arco-íris seria gerado pela passagem de uma serpente mágica através do firmamento. Tanto a serpente como o arco-íris são elementos simbólicos riquíssimos em inúmeras tradições.

O arco-íris, por onde leva as águas da chuva de volta para as nuvens, é seu maior símbolo. Suas cores são o verde e o amarelo, e seu dia é terça-feira.

Representado por uma serpente que morde a própria cauda, se mostra como símbolo da continuidade e permanência. Ao mesmo tempo em que representa a movimentação e mobilidade da Terra, com seus movimentos de rotação e translação, segundo Verger, Oxumaré enrola-se em volta da terra para impedi-la de se desagregar.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.

Interpretado para o campo das religiões afro-brasileiras, Oxumarê se transformou em uma divindade ligada à transformação das coisas e à passagem do tempo. Por estar ligado à mudança, este orixá assume formas de natureza feminina e masculina, mas não pode ser cristalizado em nenhuma delas.

As suas oferendas são feitas de patos, feijão, milho e camarões cozidos no azeite de dendê. Na Bahia, Oxumarê é sincretizado com São Bartolomeu e festejado no dia 24 de agosto. Certa lenda conta que ele era, outrora, um babalaô adivinho, "filho de proprietário da estola de cores brilhantes".

A Oxumarê é o orixá do movimento e dos ciclos vitais que geram as transformações e, na tradição Ioruba, os orixás correspondem aos ancestrais divinizados e às forças da natureza.

Filho de Nanã Buruku, Oxumaré é originário de Mahi, no antigo Daomé, onde é conhecido como Dan.

Oxumaré O dia de Oxumaré é terça-feira, e nessa lista do dia dos Orixás na Umbanda mostra que no ano é 24 de agosto.