Qual é o Exu malandro?
Na Umbanda o malandro vem na linha dos Exus, com sua tradicional vestimenta: Calça Branca, sapato branco(ou branco e vermelho), seu terno branco, sua gravata vermelha, seu chapéu branco com uma fita vermelha ou chapéu de palha e finalmente sua bengala.
Qual Exu trabalha com Zé Pilintra?
Em muitos casos, Zé Pelintra, por ser da rua, é associado ao Orixá Exu. Exu é o dono da rua, das encruzilhadas. Sem Exu nada se faz. Exu acertou o pássaro ontem com a pedra que jogou hoje.
Qual a função do Exu malandro?
Eles utilizam de toda a sua malemolência e ginga malandra para erradicar o mau humor e encarar as adversidades com leveza. Os malandros atuam na vibração da força de Ogum – pois são entidades da estrada – e também aparecem sob a regência de Exú na esquerda – como o famoso Zé Pilintra.
Quem vem na linha de malandro?
Entre os membros de sua falange, há: Seu Chico Pelintra, Cibamba, Zé da Virada, Zé Camisa Preta, Zé Mineiro, Zé Camisa Vermelha, Zé Camisa Listrada, Malandrinho. Zé da Mata. Malandro da Baixa do Sapateiro, Malandro da Lapa, Malandro do Pelourinho, Malandro da Praia, Malandro da Zona Portuária, entre outros.
Como malandro age?
A malandragem configura-se quando o sujeito abdica e mesmo escarnece de suas funções e obrigações sociais, tais como obediência às autoridades, respeito à propriedade alheia, altruísmo etc., preferindo viver o dia a dia da forma mais hedonista possível.
Como o malandro se manifesta?
Os malandros têm como principal característica de identificação, a malandragem, o amor pela noite, pela música, pelo jogo, pela boemia e uma atração pelas mulheres(principalmente pelas prostitutas, mulheres da noite, etc...).
O que o Zé Pilintra faz de mal?
De fato, a macumba carioca é a grande responsável pela popularidade de Seu Zé Pilintra, considerado o rei da malandragem, das ruas e madrugadas. Como bom malandro, gosta de andar de bar em bar, das mesas de carteado, da boa bebida e das sombras das encruzilhadas, onde trabalham suas protegidas, as damas da noite.
Quem é Zé Pilintra é do mal?
Zé Pilintra é uma entidade espiritual presente na religião afro-brasileira da Umbanda. É um espírito protetor das crianças e também é considerado o orixá da traquinagem, brincadeira e diversão.
Quais são os exus da esquerda?
Na esquerda podemos citar os Exus, Exus-Mirins e Pombajiras.
Quem é Zé Pilintra na esquerda?
Zé Pilintra é um Guia Espiritual que faz parte da Linha dos Malandros na Umbanda. E como todo malandro que se preze, ele trabalha em favor daqueles que são marginalizados pela sociedade.
Qual é a saudação de malandro?
Relações. Saudação: Salve os Malandros! Salve a Malandragem!
Qual é o dia do malandro na Umbanda?
O dia 7 de julho foi escolhido como a data para celebrar e destacar a importância da entidade, que é chefe da falange dos malandros. Símbolo da boemia carioca, Zé já possui um altar firmado na Lapa, centro do Rio, e que é patrimônio cultural da cidade.
Qual é o significado da palavra malandro?
Significado de Malandro
adjetivo Diz-se da pessoa que se utiliza da esperteza para sobreviver sem trabalhar, geralmente abusando da confiança de outras; vadio. Diz-se de quem é esperto, astuto; sagaz. Que é indolente; preguiçoso. Etimologia (origem da palavra malandro).
Como saber qual Exu me acompanha?
Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião.
Quem é o verdadeiro malandro?
" O Verdadeiro Malandro, é aquele cara que sai da pior situação de cabeça erguida, sem ter feito mal a ninguém, nada errado, e ainda sorri do feito, ou de quem o colocou nessa situação, O Verdadeiro Malandro é aquele escolhe uma só mulher e a reconquista todos os dias, O verdadeiro Malando, Pode a té sentir ódio, ...
Quem foi o primeiro malandro?
Leonardo, o Primeiro Malandro da Literatura Brasileira
Manuel Antônio de Almeida, com o personagem Leonardo, na obra Memórias de um Sargento de Milícias, cria o primeiro malandro da literatura brasileira.
Como descobrir meu malandro na Umbanda?
As características do Malandro – Umbanda
Apreciadores de fumos, eles se apresentam no Terreiro vestidos elegantemente – tanto quanto gostavam durante a vida -, com suas camisas de seda ou listradas, chapéus de palha ou Panamá com detalhes em fita, alguns gostam de terno e usam sempre sapatos brancos ou bicolor.