Qual é o Exu de Oxumaré?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Na Umbanda, Oxumaré converteu-se em um exu, Exu Maré, tido como da linha de Iemanjá.

Mas fica aqui o alerta: namorar um regido por Oxumaré não é fácil! Ele tem grande tendência à infidelidade, principalmente pelo fato de não gostar de rotina e estar sempre mudando tudo em sua vida.

É a cobra-arco-íris. Em nagô, é a mobilidade, a atividade. Uma de suas funções é a de dirigir as forças que dirigem o movimento. Ele é o senhor de tudo que é alongado.

Seus números para sorte: 5, 7 e 13. Oxumarê é o Orixá do movimento, dono do arco íris. Rege a sorte e riqueza.

Por estar ligado à mudança, este orixá assume formas de natureza feminina e masculina, mas não pode ser cristalizado em nenhuma delas. Além disso, todas as manifestações duais que permeiam a vida, como o dia e a noite, o bem e o mal ou a vida e a morte também se vinculam à sua compreensão.

Divino Pai Oxumaré, faça com que nossa Fé, Respeito e Amor por nosso Divino Criador, Olorum e pelos Sagrados Orixás, se renove a cada dia com maior intensidade, tornando-nos equilibradores e renovadores de nossas vidas e das vidas de nossos irmãos.

História de Oxumaré
Mas devido a praga jogada em Nanã, Oxumaré também nasceu com problemas de formação, sem braços e pernas, como uma serpente, ele rastejava pelo chão como o réptil, mas a sua forma era humana.

Filho de Nanã Buruku, Oxumaré é originário de Mahi, no antigo Daomé, onde é conhecido como Dan.

Os filhos de Oxumaré, no positivo, são extrovertidos, falantes, galantes, envolventes, comunicativos, criativos, amáveis, educados, curiosos, interrogativos e alegres. Os filhos de Oxumaré, no negativo, são apáticos, mórbidos, fechados, sombrios, solitários, auto punidores, venenosos e aziagos.

A Orixá Oxum é amor em todos os sentidos. Oxumaré é a renovação do amor na vida dos seres. E onde o amor cedeu lugar a paixão, ou foi substituído pelo ciúme, então cessa a irradiação de Oxum e inicia-se a dele, que é diluidora tanto da paixão como do ciúme.

No Brasil, Oxumarê foi sincretizado com São Bartolomeu; a terça-feira é o dia da semana consagrado a ele(ela). Seus iniciados usam brajá, enfiados de maneira a parecerem escamas de serpente, e trazem na mão um ebiri. Outras vezes seguram também uma serpente de ferro forjado.

Dia 24 de agosto é quando se comemora o Dia de Oxumaré na umbanda, religião brasileira que surgiu no início do século XX, no estado do Rio de Janeiro, e tem base no sincretismo religioso. Sendo assim, os orixá (suas divindades) possuem santos equivalentes no catolicismo.

Continuar lendo Qual o mês de Oxumarê?