Qual é o Exu de Oxalá?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.

Oxalá é também o nome de um dos orixás mais importantes de cultos afro-brasileiros, como o candomblé. Se trata de uma entidade divina andrógina, que representa as energias da criação da Natureza e personifica o céu.

Eles são cuidadosos e generosos, além de serem um pouco perfeccionistas e detalhistas ao extremo. Geralmente, o filho de Oxalá é alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e fanfarrão. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos.

Aqui estão alguns nomes de Caboclos: Caboclo Pena Branca, Pena Vermelha, Tatuité, Junco Verde, Aimoré, Guará, Cacique das Matas, Cobra-coral, Cabocla Jarina, Cabocla Jurema, Cabocla Jacira, Ventania, Caçador, Sete Estrelas da Jurema, Sete Flechas, Rompe Mato, Boiadeiro Navizala e Boiadeiro da Campina. Okê, Caboclo!

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

O Exu Tranca Rua é cultuado principalmente por sua característica de ajudar na abertura dos caminhos desejados por aqueles que são fiéis a ele. De acordo com a prática das religiões, ele tem o poder de ajudar a vencer os obstáculos para conquistar objetivos.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Ele se manifesta em nossa vida através da fé e da paz. É o responsável pela saúde física e mental, por isso é invocado nos momentos de enfermidade. Na angústia ou impaciência, é a Oxalá que devemos recorrer, pois como ele tem poder sobre a cabeça ele certamente nos atenderá.

as incorporações somente ocorrem na vibração dos Orixás Básicos e OXALÁ não é Orixá Básico. Portanto, não há incorporação na vibração de OXALÁ.

Guia de Proteção para Oxalá, Protetor de Aquário
Contas nas cores: branco e prata. Comece a fazer a guia em uma sexta-feira ou domingo. Deixe-a em um copo com água e sal, ao luar, por uma noite. No dia seguinte, coloque-a para secar ao sol, por 10 minutos.

OXALÁ - 21/1 a 19/2
Combina com os filhos de: Iansã, Obaluaiê, Oxumaré e Ibeji.

Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Oxum, Oxossi, Oxumarê e Oxalá.

Segundo os ensinamentos do candomblé, todas as pessoas são filhas de orixás. Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios.

As entidades cultuadas pela umbanda são: Exus e pombagiras: na mitologia africana, o exu é um orixá mensageiro. Na umbanda, o exu é uma entidade mensageira dos orixás (exu é o masculino, e pomba gira, o feminino).

Pelo menos esses três tipos de Exu todo médium possui. Já as pessoas comuns (não médiuns) têm apenas um Exu Natural individual, ao qual não é possível identificar porque eles não se mostram (..)

O Exu deve ser pago pelo seu trabalho como todo deus mensageiro em qualquer tradição religiosa. Quando qualquer orixá é evocado, antes se evoca Exu, porque sem ele não há a comunicação com as divindades. ele antes em qualquer lugar, se Exu não participa não há comunicação.