Qual é o Exu de Omolu?

Perguntado por: epinho6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Senhor Supremo dos cemitérios incumbido de zelar pelos mortos ali enterrados. Apresentando-se nos terreiros coberto por um lençol ou toalha branca, tendo que ser levantado por médium de muita firmeza. Comandando uma das mais poderosas Linhas da Quimbanda, a Linha das Almas.

As representações relacionadas às quizilas podem também representar os atributos dos orixás: o abacaxi, por exemplo, enquanto fruto rugoso, é quizila de Omolu, pois representa as chagas do corpo deste orixá, marcado pela varíola; os animais que rastejam não podem ser consumidos pelos filhos de Oxumarê, orixá cobra etc.

Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê. Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.

Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.

Omulu é o médico dos Orixás, o senhor da cura das chagas e de outras moléstias. Por outro lado, é o Orixá soturno e perigoso, dono das doenças epidêmicas. É uma divindade da terra, tanto do solo quanto do subsolo.

Exu é filho de Iemanjá, a rainha do mar, e Orunmilá. Irmão de Orixá Ogum, Orixá Xangô e Orixá Oxóssi. Tipos de Exu: Tranca-Rua (serventia direta de Orixá Ogum), Marabô (Oxóssi), Sete Encruzilhadas (Orixalá), Exu Gira mundo (Orixá Xangô), Exu Pinga Fogo (Yorimá), Exu Tiriri (Yori).

Banho e vela para Omolu
Com isso, você pode achar em diversas lojas banhos prontos para limpeza, amor ou alguns orixás. Entretanto, caso prefira, pode fazer um sozinho em casa. Confira uma receita que pode ser feita antes de acender uma vela bicolor preta e branca.

OMULU - 22/12 a 20/1
Entre quatro paredes, valoriza as preliminares e faz questão de que esses momentos sejam repletos de romantismo. Combina com os filhos de: Nanã, Oxóssi, Iansã e Ogum.

Omolu é representado pelo Sáworo (tornozeleira).

CORES: Preto, branco e vermelho. SÍMBOLOS: Xaxará ou Íleo, lança de madeira, lagidibá. ELEMENTOS: Terra e fogo do interior da Terra.

Faça 13 bolas de farinha, colocando 1 pimenta malagueta e coloque-as por cima do nome. Estoure 250gr de milho de pipoca no dendê e coloque as pipocas ainda quente por cima das bolas de farinha. Arrie esta magia debaixo de uma árvore seca com o sol bem quente (de preferência às 13 h) fazendo seus pedidos a Omolu.

Têm grande apreço pelo trabalho, valorizando-o, mas parecem estar sempre prontos (as) para a mudança. No negativo, os filhos e filhas de Omulu tornam- -se pessoas pessimistas e teimosas, que adoram exibir os seus sofrimentos e que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.

Os filhos de Omulu são seres telúricos, calados, firmes, amparadores, rigorosos e resolutos. Gostam e se esforçam para ter segurança e não são dados a correr riscos. São ambiciosos, combativos, constantes e não esperam que os outros lutem por eles.

Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.

Continuar lendo Quem é Omolu e Exu?