Qual é o Exu de obará?

Perguntado por: ataveira4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Obará é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com seis conchas abertas pela natureza e dez fechadas. Nesta caída responde Oxóssi, Airá e Logunedé. Significa que a pessoa é alegre, generosa, farta e tem o caminho de prosperidade, desde que procure sempre buscar a positividade deste odu.

O odu Obará-Meji desenvolve os seus filhos através da riqueza e do brilho. O sucesso é quase sempre certeiro, entretanto, um cuidado com os bens materiais e com as pessoas que os cercam também é fundamental.

Feitiço a Obará, Odú da Riqueza e Prosperidade
Antes de fazer a oferenda, você deve tomar um banho de equilíbrio – cravo, açúcar e canela – e vestir uma roupa clara. Saiba que qualquer oferenda a Odú ou Ebós deve ser feita de manhã, preferencialmente antes das 10 horas.

Ocarã

Ocarã (em iorubá: okaran) é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com uma concha aberta pela natureza e quinze fechadas. Nesta caída responde Exu, indicando novidades, situação difícil, calúnia e conflitos.

Dia 6 de junho é um dia especial para quem é de Candomblé. É dia de festa nos terreiros e em casa, quando vestimos nossas melhores roupas, nossas jóias e perfumes. Tudo isso para celebrar a felicidade, da fartura e a prosperidade regida pelo Odu Obará, o Senhor da Riqueza!

Obá é a yabá (orixá feminina) africana que representa as águas revoltas dos rios, as pororocas, as águas fortes e as quedas. Ela também é a senhora dos redemoinhos, representando uma forma do poder dos ventos. Obá está sempre acompanhada de Nanã e, juntas, têm o controle sobre as enchentes e o barro.

Odu significa caminho, destino.
Através dele, conseguimos descobrir de qual Orixá recebemos proteção. Os Odus de Nascimento atuam como os signos de um horóscopo e influenciam nas decisões que tomamos durante a vida. Além de nos fornecer sua própria energia, os Odus se relacionam a um Orixá.

Odu é um conceito do culto de Ifá também usado no candomblé, interpretado no merindilogum, na caida de búzios. A palavra odu vem da língua iorubá e significa destino. Cada homem (ser) possui o seu destino que se assemelha a de outros mas sempre com alguma particularidade.

Xangô é o Orixá do fogo, Senhor do trovão que rege a economia e a justiça. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe quiabo cortado em miúdos com mel de abelha. Seus números para sorte: 6 e 12.

Cada pessoa tem cinco odús, quatro deles são referentes à sua vida material e um ao seu caminho espiritual. O de nascimento (que é o espiritual), qualquer pessoa interessada pode saber através de números qual é seu odú.

O principal objetivo do Ebó é transformar ou equilibrar dificuldades, seja na saúde, trabalho, família, amor, justiça ou em outras situações da vida. Para os yorubás, tudo que é realizado como trabalho ou oferenda aos Orixás é chamado de ebó.

Obá adora o som do bater da água do rio no mar, por isso sua comida preferida geralmente tem ingredientes de água salgada. Suas quizilas são: sopa, cogumelo e peixes de água doce.

Fava de Obará, muito utilizados em trabalhos e rituais de Umbanda e Candomblé.

Como é um Ebo? Ele é composto por ervas secas, grãos, utensílios com significados litúrgicos fortes como o abano de palha, velas, frutas, legumes e até animais. A finalidade é uma limpeza, e logo após, a transferência de àse.

Continuar lendo Qual a pedra de obará?