Qual é o Exu de Obaluaê?
Exu das Almas, Exu Caveira (Omulu/Obaluayê), Exu Bananeira, Exu Molambo, Exu Porteira, Exu Sete Porteiras, Exu do Lodo (de Obaluayê,Yemanjá e Nanã).
Quem é mãe de Obaluaê?
Obaluaê era filho de uma divindade chamada Nanã, mas foi rejeitado por sua mãe e quem o criou foi Iemanjá.
Qual o número de Obaluaê?
Seus números para sorte: 7 e 14. Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.
Que animal representa Obaluaê?
A imagem dele sempre aparece com um cachorro que lambia suas feridas, por isso é considerado também o protetor dos animais. Pode ser sincretizado também com São Roque e São Bento.
Quem é o pai de Obaluaê?
Omolu Obalua é filho da Orixá Nanã Buruque e do Orixá Oxalá, e irmão de Oxumaré. Devido a erros cometidos por Nanã ao confrontar Oxalá, Obaluaê nasceu cheio de feridas e sua mãe o abandonou para morrer na beira do mar.
Quais são os pretos velhos da linha de Obaluaê?
Embora os preto velhos pertençam a linha originária de Obaluaê, eles trabalham também na vibração dos demais orixás, de acordo com as regiões das quais eles vieram, tais como: Obaluaê (Pai Joaquim das Almas), Oxalá (Pai José de Aruanda), Iansã (Pai Joaquim do Congo), e assim os demais.
Qual é o mês de Obaluaê?
responsável pela cura e também pelas doenças! Sua vestimenta é composta por palha-da-costa e. búzios.
Qual é a saudação de Obaluaê?
A saudação à Obaluaê é Atotô que significa silêncio. O tabu dos seus filhos (iniciados que tem como orixá de cabeça Obaluaê) é o de ir a funerais.
Qual é a cor da guia de Obaluaê?
Guia de Proteção para Obaluaiê, Protetor de Virgem
Contas nas cores: vermelho, branco e preto.
Qual a cor da vela de Obaluaê?
Obaluaê é o orixá da transformação, por isso se usa velas brancas e pretas, como sinal de transformação, passagem, mudança.
Quais são as ervas de Obaluaê?
Ervas do Orixás Omulu/Obaluaê:
Zpínia, vassoura preta, folhas de laranja lima, carobinha do campo, folhas de milho, musgo, barba de velho, velame, sete sangrias, sabugueiro, manjerona, mamona, espinheira santa, assa peixe.
Qual é a comida de Obaluaê?
“A comida de Obaluaê é a pipoca, porque pipoca não se faz sem óleo, e óleo quente não se faz rápido. Pipoca precisa de tempo e de silêncio para funcionar”, sinaliza a historiadora. Um terceiro exemplo emblemático é a comida oferecida a Oxum, uma orixá cuja história faz referência à fertilidade.
Como pedir ajuda a Obaluaê?
Suplicamos sua misericórdia aos males que nos afetam! Que suas chagas abriguem nossas dores e sofrimentos. Concede-nos corpos sadios e almas serenas. Mestre da Cura, amenize nossos sofrimentos que escolhemos resgatar nessa encarnação!
O que significa a palavra Obaluaê?
Obaluaiê é um termo iorubá que significa "o rei que é senhor da terra": Obá (rei) + Olu (senhor) + Aiê (terra). Também é conhecido como Babá Iboná = pai da quentura), Ile Igbona (terra quente), Olode (senhor do exterior, aquele que é cultuado do lado de fora).
Qual o nome da roupa de Obaluaê?
Aparamenta - Roupa de Palha para Obaluae ou Omulu Branca x Vermelha x Preta.
Porque Obaluaê gosta de pipoca?
Na Umbanda, um dos diretores da liturgia da casa, Luís Mongelli, explica que a pipoca é usada nas oferendas para o orixá Obaluayê. "Os banhos de pipoca são rituais importantes e poderosíssimos, pois está relacionado a cura. Em banhos de cura e harmonização as pipocas são estouradas sem óleo e sem sal", descreve.
Como é a incorporação de Obaluaê?
O Orixá só incorpora nos filhos que estão vestindo a roupa de palha, pois não gostam de mostrar sua aparência.
Qual o caboclo de Obaluaê?
CABOCLOS DE OBALUAÊ
Arranca Toco, Acuré, Aimbiré, Bugre, Guiné, Giramundo, Yucatan, Jupurí, Uiratan, Alho d'Água, Pedra Branca, Pedra Preta, Laçador, Caboclo Roxo, Grajaúna, Bacuí, Piraí, Surí, Serra Verde, Serra Negra, Tira Teima, Folha Seca, Sete Águias, Tibiriçá, Viramundo, Ventania, etc.
O que significa a palavra Atoto Obaluaê?
Com relação ao título do trabalho "ATOTÔ OBALUAYÊ AJUBERU", cabe uma explicação: significa em síntese, uma saudação ao orixá e um pedido de "licença" por estar chegando, por estar invadindo o espaço sagrado de Obaluayê.