Qual é o exemplo mais famoso da arquitetura românica?

Perguntado por: rluz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

O exemplo mais famoso, que faz muito sucesso até hoje, é a Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha. Embora sua fachada tenha o estilo barroco, no interior da obra predomina a arquitetura românica.

A arquitetura é um campo muito fértil nas criações romanas. Elementos etruscos e gregos foram combinados com materiais, desenhos e texturas essencialmente romanos e usados principalmente em construções de aspectos funcionais.

A arquitetura romana é conhecida pelos seus belos anfiteatros, e o Coliseu de Roma foi o primeiro a ser construído em Roma. Hoje ele é o maior anfiteatro do mundo.

Suas principais características são as paredes robustas, os arcos arredondados e as janelas pequenas. O termo “românico” faz referência à influência da arquitetura romana presente em vários elementos desse estilo arquitetônico.

Os principais estilos da arquitetura grega são as ordens Dórica, Jônica e Coríntia.

Os templos gregos são os maiores exemplos da arquitetura clássica. Muito conhecidos, neles eram realizados cultos aos deuses e celebrações civis e esportivas. O principal objetivo da arquitetura grega era homenagear os deuses.

Um exemplo nítido dessas características da arquitetura grega foi o templo de Zeus Olímpico. Como o próprio nome já sugere, esse templo foi erguido em homenagem ao deus Zeus. O templo de Zeus Olímpico foi construído entre os séculos VI e II a.C. na polis-estado de Atenas.

Panteão de Agripa

O Panteão Roma, também conhecido como Panteão de Agripa, é considerado a obra arquitetônica mais bem preservada da Roma Antiga e uma das principais atrações da capital italiana. Erguido a quase 2 mil anos, o monumento proporciona aos moradores das redondezas e aos visitantes uma viagem fantástica ao passado.

Os aquedutos romanos foram construídos para levar água até Roma ou às regiões mais distantes, sua presença representava o poder e o domínio romano. Outra obra pública de destaque foram as estradas.

Essa expressão da arte foi classificada em quatro estilos: incrustação, arquitetônico, enfeitado e intricado.

Características da Arte Romana
Uso de arcos e abóbodas na arquitetura; Representação realista na escultura; Colorido, delicadeza e precisão nos detalhes da pintura.

A religião romana tinha como principal característica o politeísmo, a crença em diversos deuses. Esses deuses tinham formas e caráter de homens e mulheres. Essas características eram semelhantes às religiões de outros povos da Antiguidade.

Os escultores romanos gostavam de representar em suas obras as divindades religiosas e mitológicas, relevos históricos e funerários (pelos quais ficaram conhecidos mundialmente), narrativas históricas e os retratos de personagens importantes.

É impossível saber quem foram os arquitetos do Coliseu, já que muitas pessoas estavam envolvidas no processo. Historiadores também deixaram de fora seus nomes, mas sempre foi dado crédito a três reis importantes da dinastia Flaviana.

Famoso tanto por seus gladiadores e atrações regadas por violência quanto pela sua bela arquitetura, o Coliseu está entre as maiores obras da humanidade, sendo considerada uma das 7 maravilhas do mundo.

O que destruiu parte do Coliseu foram os diversos terremotos que atingiram a região. Estima-se que o primeiro tremor que o monumento enfrentou aconteceu entre 523 e 526 d.C. Na primeira metade do século IX, um abalo sísmico derrubou as colunas do piso superior. Já em 1231, a fachada externa do Coliseu caiu.

  • Biduino
  • Andrija Buvina

Arquitetura Romana é uma manifestação artística dos Romanos que sofreu grande influência da arquitetura grega e estrusca. O luxo, a grandiosidade e a simetria das formas são algumas de suas características. Como exemplos de obras estão os templos, termas, basílicas, anfiteatros e arcos do triunfo.

O romantismo na arquitetura, também conhecido como arquitetura romântica, nasceu na Inglaterra e teve destaque entre os séculos XVIII e XIX. Ele surgiu como um movimento de oposição à arquitetura neoclássica. O estilo é marcado pelo resgate da arquitetura medieval, do oriente, e o predomínio de temas exóticos.

Os principais artistas da arquitetura grega foram: Calícrates, Fídeas e Ictinos.