Qual é o exemplo de metonímia?
Exemplo de metonímia: Comprei Maisena para fazer o bolo. Neste caso, a palavra "maisena", que é uma marca, está sendo utilizada no lugar do produto, que é o amido de milho. Este é o tipo de metonímia que substitui a marca pelo produto.
Quais são as figuras de linguagem e exemplos?
Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase. Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Exemplos: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe.
O que é uma catacrese Cite um exemplo?
A catacrese é uma figura de linguagem que ocorre quando, na falta de um termo específico, utilizamos outro por empréstimo a partir de uma semelhança de conceito. Observe os termos destacados nas frases abaixo: - A asa da xícara quebrou. - A perna da mesa está torta.
O que é metonímia de dois exemplos?
A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. Observe os exemplos abaixo:1 - Autor pela obra: Gosto de ler Machado de Assis. (Gosto de ler a obra literária de Machado de Assis.) 2 - Inventor pelo invento: Édson ilumina o mundo.
O que é comparação e 3 exemplos?
O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.
O que são figuras de linguagem metonímia é metáfora?
Metáfora: comparação implícita entre dois ou mais termos. Metonímia: substituição de um termo por outro equivalente. Catacrese: emprego inadequado de um termo devido à perda de seu sentido original. Perífrase ou antonomásia: substituição de um termo por outro que o caracterize.
Qual é a importância das metonímias no texto?
A metonímia é uma figura de linguagem usada para substituir um termo por outro relacionado, geralmente quando o termo que remete a uma parte passa a ser empregado como o todo. Metonímia é a figura de linguagem utilizada para substituir um termo por outro, “emprestando” o seu sentido.
Como é usada a metáfora?
Como foi dito anteriormente, a metáfora é utilizada comparar de forma implícita. Ou seja, não há o uso dos termos que apontam uma comparação, por exemplo: bem como, tal como, do que, tanto quanto, como, qual, que, assim como, parecer, entre outros.
Como identificar uma frase metáfora?
Quando se fala ou se escreve, usam-se, constantemente, as comparações. Elas podem ser literais, subentendidas, mentais ou abreviadas. Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo.
É uma metáfora?
Metáfora é uma figura de linguagem muito utilizada para fazer comparações por semelhança. É o uso de uma palavra com o significado de outra. É um tipo de comparação subjetiva, momentânea.
Quais as 4 figuras de linguagem?
Tipos de Figuras de Linguagem
Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.
Quais as 5 figuras de linguagem?
As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).
O que é Sinestesia é um exemplo?
Sinestesia: é uma figura de palavras na qual utilizamos, em uma mesma expressão, diferentes sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido. leva-me os olhos por dentro de suas pétalas. Agora, analise mais alguns exemplos: Dirigiu-me um comentário duro e amargo.
Como identificar uma antítese?
A Antítese é uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos, por exemplo: o ódio e a amor andam de mãos dadas. Nesse caso, o termo “ódio” está posicionado ao lado de seu termo contrário, o "amor".
Qual é a diferença entre uma metonímia é uma catacrese?
Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, desde que haja algum tipo de associação entre elas. Catacrese é o emprego inapropriado de um termo devido à falta de conhecimento do seu sentido original.
Que outro nome recebe a metonímia?
A relação metonímica pode ser qualitativa ou quantitativa.
Alguns estudiosos da língua portuguesa tomam a relação metonímica quantitativa como uma figura de linguagem à parte, que recebe o nome de sinédoque.
O que é uma metonímia?
A metonímia é caracterizada como uma figura de linguagem que usa uma expressão ou palavra para designar outra, com a qual mantém alguma relação de proximidade ou substituição. Alguns exemplos são: "Beber um copo" e "Ler Machado de Assis".
Quais os tipos de hipérbole?
Anacoluto, anáfora, anástrofe ou inversão, hipérbato, sínquise, assíndeto, polissíndeto, elipse, zeugma, silepse, hipálage, pleonasmo ou redundância.
O que é uma metáfora na língua portuguesa?
A metáfora é o recurso estilístico responsável por transpor o sentido literal para o figurado. Os recursos estilísticos são ferramentas que garantem maior expressividade aos textos e à fala. Muitas vezes, atribuímos a alguma palavra um termo que não é comum a ela. Quando fazemos isso, estamos utilizando a metáfora.
O que é uma figura de linguagem antítese?
Antítese é uma figura de linguagem caracterizada pelo uso de termos opostos para intensificar o sentido de uma ideia no discurso. É um recurso relacionado ao paradoxo.
O que é a figura de linguagem eufemismo?
Eufemismo é uma figura de linguagem, ou de pensamento, caracterizada por suavizar a informação de um enunciado. Portanto, é usado, principalmente, em contextos formais ou nas situações em que o enunciador pretende ser agradável, preocupado em não ofender interlocutores ou ouvintes.