Qual é o exemplo de malware?

Perguntado por: lresende6 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Tipos comuns de malware incluem vírus, cavalos de Troia, spyware, keyloggers, worms, ransomware, adware, scareware, rootkits, criptominadores e bombas lógicas.

Malware, terminologia formada pelas palavras malicious software (software maliciosos), refere-se a qualquer tipo de programa perigoso que ataca computadores e redes. Já vírus é um tipo malware que pode se replicar e se espalhar automaticamente.

Malware é um termo que vem da fusão de "malicious" ("malicioso", em inglês) com "software" e serve para definir qualquer tipo de aplicação cujo objetivo é causar danos ou qualquer tipo de prejuízo ao usuário: roubo de dados, interceptação de informações, sequestro de dados para resgate, bombardeio de anúncios, danos ...

TOP 5: Conheça os 5 piores vírus de computador

  1. 1 –Flame (2012)
  2. 2 – I love you (2000) ...
  3. 3 – Anna Kournikova (2001) ...
  4. 4 – CIH ou Chernobyl (1998) ...
  5. 5 – Melissa (1999) Projetado para infectar documentos Word, o Melissa já causou danos de aproximadamente US$ 600 milhões aos usuários em todo o mundo. ...

O Brain, o primeiro vírus para PC, começou a infectar disquetes de 5,2" em 1986. Conforme relatos da Securelist, foi um trabalho de dois irmãos, Basit e Amjad Farooq Alvi, que tinham uma loja de computadores no Paquistão.

Entre os sintomas comuns de infecção por malware no site estão: redirecionamentos de URL indesejados, anúncios pop-up, alteração nos resultados de pesquisa, adição de barras de pesquisa laterais ou barras de ferramentas indesejadas em navegadores e baixa velocidade do computador.

Vírus, cavalo de troia (trojan), ransomware, worm, backdoor, spyware, keylogger, sniffer, exploit e adware são exemplos de malwares que causam prejuízos bilionários todos os meses. De acordo com a AV-TEST, somente em 2021 foram detectados mais de 82 milhões de novos malwares ou softwares potencialmente maliciosos.

Hostil, intrusivo e intencionalmente prejudicial, o malware invade, danifica ou desabilita computadores, sistemas de computador, redes, tablets e dispositivos móveis, geralmente assumindo o controle parcial das operações de um dispositivo. Assim como a gripe para os humanos, ele interfere no funcionamento normal.

Um botnet não é um tipo de malware, mas uma rede de computadores ou código de computador que pode transmitir ou executar malware. Os invasores infectam um grupo de computadores com software malicioso, conhecidos como "bots", que pode receber comandos de seu controlador.

Vírus de computador, worms, trojan horses(cavalos de troia) e spywares são considerados malware.

Malware é qualquer tipo de software criado para prejudicar ou explorar outro software ou hardware. Malware, uma abreviação para “software maligno”, é um termo coletivo usado para descrever vírus, ransomware, spyware, cavalos de Troia e qualquer outro tipo de código ou software criado com intenção maliciosa.

Worms, vírus, trojans, backdoors e ransomware são alguns dos tipos mais comuns de malware.

Refer to curriculum topic: 2.1.3 Um anexo de e-mail que parece um software válido, mas na verdade contém spyware, mostra como o malware pode estar escondido. Um ataque para bloquear o acesso a um site é um ataque de DoS.

Conheça os diferentes tipos de vírus de computador

  1. Blended Threats. Como o próprio nome indica, trata-se de um conjunto de ameaças – “blended threats”, em tradução direta, é algo como “mistura de ameaças”. ...
  2. Keylogger. ...
  3. Ransomware. ...
  4. Spyware. ...
  5. Trojan Horse. ...
  6. Worms.

Visão geral. Malware significa "malicious software" (software mal-intencionado), incluindo qualquer software que aja contra os interesses do usuário. Um malware pode afetar não apenas o computador ou dispositivo infectado, mas qualquer outro aparelho que se conecte a ele.

Remoção de malware
Desconecte-se da Internet para impedir que o malware cause ainda mais danos. Reinicialize o computador em modo de segurança. Exclua todos os arquivos temporários usando a opção “Limpeza de disco”. Execute a verificação por demanda no Kaspersky Anti-Virus e siga as instruções fornecidas.