Qual é o exame que detecta a catarata?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

A oftalmoscopia é um exame um pouco mais detalhado, mas também pode ser solicitado pelo médico oftalmologista como forma de observar a fundo os detalhes do globo ocular que podem ser importantes no diagnóstico da catarata.

Os exames para cirurgia de Catarata são realizados e confrontados entre si para garantir o sucesso do procedimento. Tenho Catarata, consulte um oftalmologista do Núcleo Avançado.

Alguns fatores contribuem para o aparecimento ou a piora da catarata, entre eles a obesidade, o diabetes, a hipertensão arterial, a arteriosclerose, distúrbios das glândulas endócrinas, o uso de medicamentos com cortisona, tabagismo e enfisema pulmonar.

Algumas vezes, pode ser confundida com outras disfunções oculares, como a miopia e o astigmatismo. E em casos mais graves, pode levar à cegueira.

Na recuperação da cirurgia de catarata, o tempo de recuperação e repouso mais comum é de 15 a 30 dias.

Afinal, qual o preço da cirurgia de catarata em 2022? O preço da cirurgia de catarata pode variar entre 3 e 15 mil reais por olho.

Para realizar a cirurgia de catarata, você precisará fazer uma série de exames de dois tipos: os exames clínicos e os exames oftalmológicos. Os exames clínicos são os mais conhecidos: exames de sangue, urina, eletrocardiograma e risco cirúrgico.

Ao menos que exista alguma contra-indicação, a cirurgia de catarata é realizada com anestesia local (regional). A anestesia local envolve o bloqueio de nervos que suprem uma determinada região do corpo. Ela envolve a infiltração da área ao redor do nervo com anestésico local.

A depender da idade e do tipo de anestesia a ser feita, poderão ser necessários hemograma, coagulograma, função renal, ECG, RX de tórax e avaliação cardiológica para determinar o risco cirúrgico.

Após a cirurgia de catarata é preciso ter alguns cuidados como não coçar, massagear ou esfregar os olhos, optando também por dormir por 7 dias do lado oposto ao olho operado. É devido também o uso dos óculos escuros fornecidos pelo período de 1 semana, sendo uma forma de evitar o contato com vento e poeira.

A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Porém também poderá estar associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas, (ex. Diabetes Mellitus), oculares (ex.

Quem pode fazer a cirurgia de catarata pelo SUS? Qualquer pessoa que seja diagnosticada com catarata pode fazer a cirurgia pelo SUS. Para isso, é necessário que o paciente esteja cadastrado no Sistema Único de Saúde e tenha a indicação médica de um profissional especialista – no caso, um oftalmologista.

A cirurgia, com a técnica de Facoemulsificação, é feita apenas com a sedação e anestesia tópica, uso de colírio. O paciente dorme, fica levemente sonolento, o médico pinga o anestésico no olho do paciente e opera.

Os sintomas incluem a perda visual ou visão embaçada, que costuma surgir em 4 a 6 semanas após a cirurgia, além da diminuição da percepção de cores e contrastes e a chamada metamorfopsia (distorção de linhas retas), como pode ser vista na imagem ao lado.

Se não tratada com cirurgia, a catarata pode levar a perdas visuais importantes e até à cegueira. Se você acha que pode estar com a doença, marque sua avaliação. Após atingir estágios avançados a catarata pode levar a cegueira em poucos meses.

A catarata é uma alteração na lente do olho que causa a opacificação do cristalino. Ela surge nos pacientes por volta dos 60 anos, no entanto, alguns medicamentos podem acelerar esse processo.

Continuar lendo O que piora a catarata?