Qual é o esquilo mais grande do mundo?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

O esquilo-gigante-indiano (na foto, animal de Karnataka, Índia), pode chegar a 45 centímetros de comprimento.

Embora estejam presentes em quase todas as florestas tropicais do mundo, os esquilos brasileiros são raramente avistados, pois geralmente habitam matas bem preservadas e longe das áreas urbanas. Normalmente, esses animais se locomovem pela copa das árvores e possuem hábito de vida bastante secreto.

Porque Não Tem Esquilo no Brasil. Esquilo na Floresta. Em nosso país os mais famosos esquilos brasileiros são o serelepe, quatipuru e o caxinguelê, esses são os nomes mais comuns do esquilos do nosso país.

É um animal protegido por lei e qualquer tentativa de capturá-lo é considerada crime ambiental.

Durante o Inverno, o esquilo dorme numa toca feita numa árvore ou num ninho formado de pequenos, ramos, folhas secas e musgos.

Quem já teve esquilos como animais de estimação sempre aconselha que se você não tem tempo e paciência para criar esse animal, é melhor adotar outro animal que não requeira tantos cuidados como este. Com relação à comida, os esquilos comem bolotas, sementes, frutas ou nozes.

Esses pequenos animais vivem sozinhos ou em pares e podem viver até quinze anos, atingindo a maturidade sexual com um ano de idade.

Nunca adote um esquilo com menos de dois meses, pois ele deve ficar com a sua mãe até essa idade. A partir desse momento já pode, pois é o momento ideal para que você o leve e o socialize corretamente com pessoas.

Com relação aos animais pequenos, escolhem minhocas, gafanhotos, grilos, formigas, baratas… Às vezes até crias de pássaros. Também podem consumir frutas, mas na natureza é pouco frequente.

Os predadores arbóreos incluem pequenos mamíferos como a marta (Martes martes), o gato-bravo e o arminho, que atacam as crias; aves, como corujas, e aves de rapina como gaviões e açores. A raposa-vermelha, gatos e cães também podem ser predadores quando o esquilo se encontra no solo.

O serelepe ou caxinguelê é o nosso mais comum representante dos esquilos no Brasil.

Esquilos voadores não existem em terras brasileiras; porém, devido à sua curiosa forma de locomoção, são conhecidos mundialmente.

É o caso dos esquilos que ocorrem no Brasil. Ao todo, existem oito espécies catalogadas, na Mata Atlântica e na Amazônia. Aliás, esse número foi atualizado recentemente, quando seis novas espécies foram encontradas no continente sul-americano, sendo que três delas ocorrem no Brasil.

Capivaras, ratos, esquilos, camundongos e hamsteres são alguns dos animais mais conhecidos desse grupo.