Qual é o esquema de rimas da estrofe?

Perguntado por: rhipolito5 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

Classificação de rimas quanto à posição na estrofe. Rimas alternadas (ou cruzadas): Combinam-se alternadamente, seguindo o esquema ABAB. Rimas emparelhadas (ou paralelas): Combinam-se de duas em duas, seguindo o esquema AABBCC.

Na literatura, o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos. O refrão ou estribilho são os versos que se repetem no final das estrofes. As rimas são efeitos produzidos pelas poesias por meio da aproximação sonora entre as palavras ou expressões.

O esquema rimático é um esquema que nos revela de que forma a rima está combinada numa estrofe. Costuma ser indicada por letras.

Na análise formal, cada nova rima é indicadapor uma letra, na ordem alfabética, revelando-se, desse modo, o esquema utilizado pelo poeta. Por exemplo, o. esquema das rimas alternadas é ABAB, das emparelhadas, AABB, das interpoladas, ABBA.

O esquema geralmente é apresentado por meio de símbolos, chaves, colchetes, retângulos… Escolha a forma gráfica para fazer o seu esquema. Atenção, no entanto, à sequência lógica de tópicos que compõem o conteúdo de um texto de acordo com os aspectos de progressão textual e de estruturação de parágrafos.

Continue a leitura e aprenda!

  1. Organize o seu tempo disponível. ...
  2. Separe todas as matérias. ...
  3. Identifique as prioridades de estudo. ...
  4. Defina metas para os estudos. ...
  5. Planeje-se para eventuais imprevistos. ...
  6. Não se esqueça do descanso e do lazer. ...
  7. Atualize o cronograma de estudos.

De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.

De acordo com a posição da rima no verso, ela pode ser:

  • final: quando a última palavra de um verso rima com a última palavra de um verso posterior.
  • interna: quando a última palavra de um verso rima com uma palavra no interior do verso seguinte.

O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso . Na poesia, uma estrofe é um conjunto de linhas agrupadas dentro de um poema, geralmente desligado de outras estrofes por uma linha em branco ou recuo.

Quando os versos de um poema agrupam-se em dois ou mais, de forma rítmica, temos a formação de uma estrofe. Em (1), por exemplo, há o agrupamento de dois versos por estrofe. Já em (2), podemos perceber que as duas primeiras estrofes são compostas por quatro versos, e as duas últimas são compostas por três versos.

Cada um dos blocos de versos é chamado de estrofe. No poema mencionado como exemplo inicial, percebemos dois blocos de quatro linhas mais dois blocos de três linhas, ou seja, são quatro estrofes: duas com quatro versos, duas com três versos.

O esquema é uma representação gráfica ou simbólica de uma série de ideias ou conceitos ligados entre si em diferentes áreas de estudo. É chamado de esquema à representação visual de conceitos frequentemente abstratos ou imateriais que se relacionam formando uma figura simbólica.

A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema.

Como são cheirosas as primeiras rosas! Se olharmos para as palavras “cheirosas” e “rosas”, veremos que, a partir da sílaba tônica, ambas têm a mesma sonoridade. Portanto, rimam. Mas há rimas internas que se dão entre versos diferentes.