Qual é o esporte radical mais perigoso do mundo?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Radical: conheça os esportes mais perigosos do mundo

  1. Surf de ondas grandes. ...
  2. Wing Walking. ...
  3. Corrida em ladeira. ...
  4. Slackline Highline. ...
  5. Sky surfing. ...
  6. 10 destinos incríveis para acampamento ou pescaria na...

Na mesma pesquisa, pedalar, caminhar ou correr na companhia de três ou mais pessoas foram consideradas atividades relativamente seguras, no mesmo nível de comer em um restaurante ao ar livre ou ficar uma hora em um playground.

Os cinco esportes radicais mais praticados no Brasil

  • Surfe. Praticado no mar, o surfe é um esporte aquático que consiste em se locomover sobre uma prancha aproveitando-se do movimento das ondas. ...
  • Skate. ...
  • Montanhismo. ...
  • Rapel. ...
  • Paraquedismo.

No início, eram considerados desportos radicais a prática do paraquedismo, snow board e voo livre. Com o tempo, atividades como o tricking, rafting, trekking, cannoying, verticália, entre outras, foram incorporadas à lista dos desportos de aventura.

Jogadores de tênis e golfe, assim como nadadores, estão mais sujeitos a tendinites nos braços e ombros. Por sua vez, praticantes de basquete, futebol, corrida e ginástica tendem a apresentar o problema nas pernas e nos pés.

Segundo um estudo do Centro de Documentação e Informação de Seguros da França, os esportes mais perigosos são, nesta ordem: vôo livre, alpinismo, ciclismo, motociclismo, automobilismo, boxe, canoagem e rúgbi (veja os números no quadro ao lado).

7 esportes radicais no ar para você praticar!

  • Paraquedismo. Saltar de paraquedas é um dos esportes mais procurados por quem deseja iniciar a aventura e superar os limites diante de um contexto de muita emoção. ...
  • Arvorismo. ...
  • Asa Delta. ...
  • Base Jumping. ...
  • Balonismo. ...
  • Parapente. ...
  • Wingsuit.

1. Pólo: Em primeiro lugar está o pólo, um esporte a cavalo, por isso demanda um custo alto, além de comprar um bom cavalo é preciso de cuidados e equipamentos. Existem cavalos treinados que chegam a custar R$1 milhão.

O atletismo

O atletismo é o esporte mais antigo, tendo sido praticado desde o início dos Jogos Olímpicos, que os gregos iniciaram no ano 776 a.C. Mesmo com o domínio romano sobre a Grécia, em 146 a.C., os Jogos tiveram continuidade até 394 d.C., quando o imperador Teodósio os aboliu.

Esportes radicais mais populares no Brasil
Entre as modalidades mais praticadas no Brasil, temos o surf, balonismo, rapel, paraquedismo, rafting, arvorismo, escaladas, windsurf, kite surf, entre tantos outros.

Confira os esportes:

  • Futebol. Esporte inventado pelos ingleses em meados de 1863 caiu logo nas graças dos brasileiros, assim que trazido para o Brasil, em 1894, por Charles Miller. ...
  • Vôlei. O vôlei também tem muito adeptos pelo Brasil, um total de 15 milhões, que praticam o esporte regularmente. ...
  • Tênis de mesa. ...
  • Natação. ...
  • Futsal.

Ou seja, esportes radicais são aqueles que requerem esforço físico diferenciado e muita vontade de superar limites. Para resumir, esportes radicais são práticas com alto grau de risco físico que eleva a adrenalina do corpo devido às condições extremas de velocidade, altura e outros fatores.

balonismo

Um dos esportes radicais mais antigos do mundo, o balonismo foi inventado por um brasileiro. Nascido em Santos, o padre Bartolomeu de Gusmão conseguiu ser elevado a quatro metros do chão em uma apresentação para o Rei Dom João V e sua corte, em Lisboa.

A modalidade surgiu na década de 1980, entre aventureiros que escalavam rochas e montanhas do parque de Yosemite, nos Estados Unidos. Eles tiveram a ideia de fixar cordas de seus equipamentos de escalada entre pontos fixos para melhorar seu equilíbrio. Hoje, é muito comum ver pessoas praticando o esporte nas cidades.

Considerado um esporte radical, a prática do surf hoje é uma das atividades mais praticadas no país. Trata-se mais do que um esporte porque envolve todo um estilo de vida saudável pelo contato direto com a natureza, beneficiando tanto o corpo como a mente.

Pois bem: qual dos esportes olímpicos você acredita que mais machuca? Pois prepare-se: o futebol aparece no topo dessa lista. As estatísticas de lesões mostram que mais de 30% dos jogadores sofrem algum tipo de contusão durante as Olimpíadas.