Qual é o espinossauro brasileiro?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Duas espécies de espinossaurídeos já haviam sido descobertas no Brasil, na Bacia do Araripe, no Nordeste brasileiro: Irritator challengeri e Angaturama limai. O nome Oxalaia é uma homenagem à divindade africana Oxalá e quilombensis remete ao fato de que a Ilha do Cajual já foi um quilombo.

Spinosaurus era na verdade um pescador, como indicado por suas maxilares alongadas, dentes cônicos e narinas levantadas. A evidência mais direta para sua dieta vem de uma espécie relacionada, o Baryonyx, que foi encontrado com os ossos de peixes e de um jovem Iguanodon em seu estômago.

Enquanto o título de maior dinossauro da história pertence ao Patagotitan mayorum (o “Titã da Patagônia), que teria 36 metros, no topo do ranking dos maiores dinossauros carnívoros está o espinossauro da pedra branca (de nome científico ainda não definido), que poderia chegar a 15 metros.

Roubo de fósseis: o dinossauro Ubirajara jubatus em um embate internacional. Além de prestígio, os dinossauros brasileiros também protagonizam embates internacionais polêmicos, como o roubo de fósseis. “O caso mais famoso foi o do Ubirajara jubatus, também encontrado na Chapada do Araripe”, diz Soares.

Os tiranossauros viviam predominantemente em todo o território que hoje é a América do Norte, com fósseis tendo sido encontrados desde o estado de Alberta, no Canadá, até o estado de Coahuila, no México.

Patagotitan mayorum

O maior dinossauro já descoberto pela ciência é o Patagotitan mayorum, descrito em um estudo de 2017 publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.

Com a descoberta, o espinossauro - primo do mais famoso carnívoro pré-histórico, o Tyrannosaurus rex - passa a ser o maior carnívoro a ter pisado em solo europeu da história.

Tigre

Tigre. O tigre é um dos maiores carnívoros do mundo, eclipsado apenas pelos ursos polares e pardos. Esse felino pode carregar cerca de 550 kg, o dobro do seu próprio peso corporal, três metros acima de uma árvore. Também potente, sua mordida exerce uma pressão de 1.050 PSI.

No entanto, eles foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial, quando uma bomba atingiu o prédio. Alguns desenhos do fóssil sobreviveram ao ataque, mas, desde então, apenas alguns fragmentos do espinossauro foram encontrados.

domínio em seguida ele literalmente arrasto o espinossauro para bem longe e em seguida o espinossauro. consegue se livrar. do Tiranossauro Rex ele então dentro do ataque frontal do t-rex que consegue desviar e empurrar o espinossauro E aí galera O Rex meio que pega o impulso e dá uma cabeçada.

rex

rex, com sua grande cabeça e pernas possantes, poderia derrubar presas de grande porte sem muito problema. Seja como for, T. rex continua sendo o rei dos dinossauros para os 'dinoaficionados'.

O tiranossauro rex

O tiranossauro rex é um dos dinossauros mais conhecidos e admirados, especialmente por seu tamanho e suas mandíbulas poderosas. Sua mordida era muito potente. O tiranossauro rex possuía dentes grandes e uma mordida poderosa.

O T rex tinha uma mordida poderosa, capaz de cortar até 60kg de carne. O Espinossauro, por sua vez, tinha uma mandíbula mais fraca porque ele caçava presas menores. O T-rex era mais musculoso, tinha um cérebro maior. ou seja ele era mais inteligente e ainda tinha uma visão 3-D.

Lourinhanosaurus alenquerensis

É um Lourinhanosaurus alenquerensis, um herbívoro tão grande (chegava a ter 17 metros de comprimentos e pesava 17 toneladas) que não poderia ser caçado por predadores solitários. “Este é o mais bonito do mundo.” Porque não deixar o título deste texto à simplicidade da avaliação de uma criança?

Pesquisadores apresentaram nesta quinta-feira (18) a descrição de uma nova espécie de dinossauro, batizada de Berthasaura leopoldinae. De porte pequeno, com aproximadamente 1 metro de comprimento, viveu no período Cretáceo, onde hoje está situado o município de Cruzeiro do Oeste, noroeste do Paraná.

o espinossauro

Estiracossauro X Espinossauro
O chifre nasal (com cerca de 60 centímetros) do estiracossauro era a principal arma dele contra outros dinos. Por outro lado, o espinossauro era um ótimo nadador e tinha mandíbula forte, com dentes retos, compridos e afiados, que causavam muita dor.