Qual é o espinafre verdadeiro?

Perguntado por: vnunes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Ele deve estar limpo, com as folhas de cor verde uniforme, sem sinais de murchamento. Não compre se as folhas estiverem com a cor verde-amarelada, ou se as folhas e talos estiverem com pontos escuros. O espinafre já higienizado e embalado deve estar exposto em gôndolas refrigeradas.

Se preparado com uma fonte de gordura saudável, como a manteiga ou azeite de oliva, há uma melhor absorção dos fitonutrientes. De modo geral, é melhor consumir depois de cozido, para reduzir a concentração de ácido oxálico, que interfere na absorção de minerais.

O espinafre é um alimento versátil que pode ser aproveitado por completo. Não há problema em comer o talo cru e essa parte do vegetal também pode ser utilizada em caldos, refogados e sucos.

Esta espécie de espinafre é rica em ferro e ácido fólico. Dessa forma, a infusão feita com esta planta pode favorecer a formação de glóbulos vermelhos saudáveis e, com isso, auxiliar no tratamento e prevenção da anemia.

Não há problema em comer espinafre cru. Basta higienizar o vegetal corretamente e usá-lo para incrementar uma salada. As folhas são mais crocantes e o sabor é mais acentuado, combinando com ingredientes mais neutros como queijos e peixes.

As vitaminas C, E e K, betacaroteno e o folato presentes na composição do espinafre são excelentes protetores cardiovasculares. Isso ocorre porque evitam a formação de colesterol oxidado, relacionada ao endurecimento e estreitamento das artérias coronarianas.

Ingredientes ácidos como suco de limão, vinagre ou tomate podem ajudar a neutralizar o amargor do espinafre. Ao cozinhar o espinafre, adicione um pouco de suco de limão ou um punhado de tomates picados. O espinafre fresco tem um sabor mais suave do que o espinafre mais velho, que tende a ter um sabor mais amargo.

Não há uma recomendação específica de quantidade de consumo de espinafre, mas ele pode ser incluído na dieta sem medo. “Por ser um vegetal de baixa caloria e riquíssimo em nutrientes e fibras, o consumo pode ser feito à vontade, assim como outros alimentos do grupo dos vegetais folhosos”, diz Barca.

O espinafre é uma verdura bastante deliciosa e prática de se utilizar no dia a dia. Excelente fonte de vitamina A, vitamina K, folato e sais minerais como o ferro e o cálcio, o suco de espinafre é uma delícia.

O espinafre melhora o sistema imunológico, ajuda na visão, fortalece os ossos, previne doenças cardiovasculares, previne a anemia, ajuda na digestão, ajuda a emagrecer e é um potente antioxidante.

Espinafre, por exemplo, é uma das opções mais indicadas, pois é rico em magnésio, cálcio e potássio. Ajuda na diminuição da pressão arterial, suas fibras contribuem para a redução do açúcar no sangue. Os grãos são grandes aliados ao controle do índice glicêmico.

Sem exagero o espinafre cru pode ser comido. Mas espinafre contém ácido oxálico, um anti-nutriente**. O ácido oxálico interfere na absorção de minerais, principalmente cálcio e magnésio.

Espinafre cru na salada ou espinafre cozido? A melhor forma de consumir espinafre é cozido, pois o percentual de absorção e aproveitamento dos nutrientes pelo organismo acaba sendo maior.

O espinafre é uma verdura escura que pode ser comido cru ou cozido. Existem muitas maneiras de cozinhar espinafre, incluindo fervido, refogado e em creme. O espinafre pode ser fervido só com água e sal, mas para fazer o creme ou refogado é preciso um pouco mais de ingredientes para conseguir o melhor sabor.

As folhas verdes podem ser desinfetadas com bicarbonato de sódio, hipoclorito ou vinagre. Antes mesmo de iniciar o processo, é recomendado que a desinfecção aconteça pouco antes do consumo. Assim, você deve: Lavar bem as folhas, uma a uma, com o auxílio de uma escovinha, em água corrente.