Qual é o ensino médio secundário?

Perguntado por: ezaganelli3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Historicamente, no Brasil, chamou-se de ensino secundário o que hoje corresponde a segunda metade do ensino fundamental (a partir do sexto ano, 11 anos) e ensino médio.

O ensino de primeiro grau era constituído pelo ensino primário de quatro ou cinco anos, sendo obrigatório para crianças de 7 a 12 anos e gratuito nas escolas públicas. O ensino de segundo grau, posterior ao primeiro, também chamado de ensino médio, era destinado a jovens de 12 anos ou mais.

Estudos secundários são os que procu- ram estabelecer conclusões a partir de estudos primários, com o registro resumido de achados que são comuns a eles.

Logo, um estudo secundário pode ser definido como uma compilação de estudos primários, visando um objetivo ou uma pergunta de pesquisa específica. Dentre estudos secundários, podemos citar: meta-análises, surveys, revisões e mapeamentos sistemáticos e revisões bibliográficas.

O que hoje chamamos de ensino médio costumava ser chamado há tempos atrás de segundo grau, por isso algumas pessoas, principalmente os mais velhos, ainda tendem a chamá-lo desta maneira, o que pode gerar confusões. Mas não se preocupe, ambos os nomes remetem à mesma etapa de formação.

Os conceitos de equação de grau
A equação de primeiro grau é aquela equação que envolve apenas soma e a subtração de incógnitas. Já a equação de segundo grau é aquela com multiplicação ou divisão entre as incógnitas ou alguma variável elevada à segunda potência (x²).

Antigamente, os graus de instrução eram definidos pelos seguintes graus de escolaridade: 1º grau (ensino fundamental), 2º grau (ensino médio) e 3º grau (ensino superior).

O que é o Ensino Médio? Também conhecido como Segundo Grau, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Diferente do Ensino Fundamental que dura nove anos, o Ensino Médio dura apenas três e suas séries são o 1º, 2º e 3º ano.

O nível secundário é a terceira etapa escolar dos sistemas nacionais de educação. A idade de referência do nível secundário abrange, a depender do país, adolescentes entre 11 e 17 anos. Ao todo, esse grupo populacional, composto de aproximadamente 75,7 milhões de adolescentes, representa 12% da população total (CEPAL).

A educação básica é formada por três etapas – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação superior, por sua vez, abrange os cursos sequenciais, de graduação, de pós-graduação e de extensão.

O nível 1 compreende as pessoas com ensino fundamental incompleto, o nível 2 compreende as pessoas com fundamental completo e médio incompleto, o nível 3 as pessoas com ensino médio completo ou superior incompleto, o nível 4 compreende as pessoas com nível superior completo e o nível 5 compreende pessoas com alguma pós ...

A educação primária abrange alunos entre 6 e 12 anos e se divide em três ciclos, tendo dois anos de duração cada um. Já a educação secundária obrigatória (ESO) é direcionada para jovens entre 12 e 16 anos e se divide em dois ciclos.

No ensino secundário superior, a fase final do ensino secundário na maioria dos países, a instrução é, frequentemente, organizada ainda com maior detalhe e especificidade dos assuntos abordados, e as professoras e professores normalmente precisam de uma qualificação superior ou mais específica nos assuntos do que no ...

ENSINO TÉCNICO: O QUE É
Fazendo parte de uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro, os cursos técnicos estão localizados entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, sendo capazes, inclusive, de substituir a etapa do Ensino Médio ao integrar suas disciplinas práticas.

Os dados secundários são coletados por meio de:

  • Publicações de organizações governamentais e empresas privadas.
  • Livros.
  • Registros.
  • Artigos.
  • Websites.

O ensino secundário profissionalizante deveria possibilitar aos jovens uma formação que os habituasse à vida social e profissional concernente com as exigências da civilização na sociedade brasileira moderna e coerente com as propostas de reforma preconizadas pelo Estado.

Os estudos podem se dividir em:
São pesquisas originais, em que os dados colhidos ou variáveis observadas e analisadas no estudo (por um pesquisador) estão relacionados a aplicação de intervenções (estudos experimentais) ou observações (estudos observacionais).

Diferenças entre o Ensino Médio regular e o profissionalizante. A principal diferença é que enquanto o Ensino Médio regular oferece uma educação abrangente ao aluno, com foco nas áreas do conhecimento, a profissionalizante busca promover um primeiro contato com o mercado de trabalho.

Coloque ao menos seu último grau de escolaridade no currículo, em uma seção chamada “educação” ou “formação acadêmica”. Por exemplo, se você cursou o ensino superior, não precisa colocar o colegial. Se você estudou até o colegial, não há necessidade de mencionar o ensino fundamental.

Formação acadêmica é a sua escolaridade, ou seja, geralmente refere-se ao seu estudo formal, que se divide em: Educação básica, Técnica e Superior. A Educação básica é o Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Ensino Técnico refere-se aos cursos técnicos e o Ensino superior à graduação e pós-graduação.