Qual é o encontro vocálico da palavra ouro?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Da mesma forma, na palavra “OURO”, a sílaba “OU” tem uma vogal (“O”) e uma semivogal (“U”).

Os encontros vocálicos definem-se como uma sequência de fonemas (sons) vocálicos numa palavra. Exemplos: muito (sequência vocálica –ui) frequente (sequência vocálica –uen)

O encontro vocálico acontece quando há sons de duas ou mais vogais em sequência na palavra. Quando o som vocálico é forte e marcado, é chamado de “vogal”, podendo ser representado pelas letras “A”, “E”, “I”, “O” e “I”.

1 — O encontro vocálico faz-se em ditongo crescente. Caso das sequências postónicas, como em gasóleo, história, etc. (falsas esdrúxulas). Estes ditongos, em fala lenta, não são estáveis (deixam de o ser, pois há duas emissões de voz) e podem separar-se na translineação: ga-só-le-o, his-tó-ri-a.

O fenómeno é semelhante em jóia. Temos o ditongo decrescente indivisível, tónico ói e a vogal a.

Ditongo – é o encontro de duas vogais na mesma sílaba. Exemplo: boi, peixe, cacau, leite, mão, pão, macarrão, própria, chapéu, açucareiro, manteiga, couro, etc.

Lei ( ditongo decrescente, vogal: e , semivogal: i) Animais = A + ni + mais ( ditongo decrescente, vogal: a , semivogal: i) Sinais = Si + nais ( ditongo decrescente, vogal: a , semivogal: i)

Ditongo é o encontro vocálico, numa única sílaba, de uma semivogal + vogal (ditongo crescente) ou vogal + semivogal (ditongo decrescente). A palavra “coração” se divide em três sílabas: co – ra – ção. Portanto, o ditongo está na sílaba “ção”, pois há o encontro de A e de O.

Sujeira é ditongo, na separação silábica: su-jEI-ra, o encontro vocálico "EI" está localizado na mesma sílaba.

Nas palavras praias , cachoeiras e Araguaiana há dois encontros vocálicos em cada uma: em praias , o ditongo ai e o hiato i-a ; em cachoeiras , o hiato o-e e o ditongo ei ; em Araguaiana , o tritongo uai e o hiato i-a .

A diferença é que o hiato é um encontro vocálico que fica em sílabas diferentes, quando é feita a divisão silábica. Já o ditongo é um encontro vocálico que permanece na mesma sílaba quando é feita a separação. No ditongo acontece apenas um esforço de voz, além disso as vogais mantêm-se na mesma sílaba.

Encontros Vocálicos é o encontro de duas ou mais vogais em uma palavra. Exemplos: coração, mamãe, herói, loiro, Paraguai, ciúme e poético. Classificação dos Encontros Vocálicos: ditongo, hiato e tritongo.

O hiato ocorre quando duas vogais que, estando juntas numa palavra, separam-se na separação silábica. "Coelho" (co-e-lho) é um exemplo de hiato. As vogais "o" e "e", apesar de estarem juntas na palavra, ficam em sílabas diferentes na separação silábica.

Nasais – Pronunciados através da via nasal. EXEMPLOS: mão, mãe e pão.

A presença na mesma sílaba de dois sons vocálicos (vogal e semivogal) constitui o encontro vocálico, que é classificado em ditongo, tritongo e hiato. A palavra é composta basicamente por fonemas e letras. Estas, por sua vez, são classificadas em vogais, semivogais e consoantes.

Hiato (hi.a.to) Teatro (Te. a. tro)

Em “vassoura”, a sílaba “sou” corresponde a um ditongo. Em “poema”, as sílabas “po” e “e” indicam um hiato. Em “iguais” há tritongo em “guais”. Em “tesouro” ocorre ditongo em “sou”.

pulseira: encontro consonantal; — pulseira: ditongo; caixa: ditongo; pedra: encontro consonantal.

Sobre ditongo
- Lei (lei); - Leite (lei-te); - Limão (li-mão);