Qual é o elemento químico mais leve do Universo?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

O elemento químico mais abundante no Universo é o hidrogênio (H). Estima-se que ele constitui 75% da massa de toda matéria e que representa 93% dos átomos do cosmo. Ele é também o elemento químico mais simples e mais leve, com apenas um próton no núcleo e um elétron em sua eletrosfera.

Qual é o maior átomo do universo? O maior átomo já gerado em uma situação experimental atende por Oganesson (Og) e tem 118 prótons no núcleo. No papel, ele é um gás nobre – ou seja: apesar de ser uma bizarra criação humana, haveria alguma chance de que tivesse propriedades similares ao do hélio.

Muitos fãs escolhem entre controlar água, terra ou fogo. Porém, muitos não escolhem o elemento ar, sendo considerado por alguns como o mais fraco.

Desse modo, o elemento mais eletronegativo é o Flúor (4,0) e o menos eletronegativo é o césio (0,7).

Os estudos com a sonda concluíram também que o universo é composto por cerca de 4% de matéria bariônica (formada por prótons, elétrons, nêutrons), 23% de matéria escura e de cerca de 73% de energia escura.

Na verdade, os quasares são os maiores emissores de energia do Universo. Um único quasar pode atingir luminosidades milhares de vezes maior que a de uma galáxia como a Via Láctea. Os primeiros quasares foram identificados na década de 1950 como fontes de ondas de rádio de origem desconhecida.

O ósmio é o mais pesado dos metais. O ósmio, número atômico 76, é um metal de coloração branco-azulada pertencente ao grupo 8 da Tabela Periódica.

Fótons são as partículas de luz batizadas por Einstein, enquanto os glúons são chamados de partículas mensageiras, por ligarem os quarks (outro tipo de partícula subatômica) ao interior dos prótons e nêutrons. Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino.

O primeiro elemento químico formado foi o hidrogênio (H). Ele é o elemento químico mais simples do nosso universo, tem 1 próton, 1 elétron e nenhum nêutron.

Hoje sabemos que os elétrons são as partículas de menor massa que compõem o átomo. São necessários 1836 elétrons para chegar à massa de um próton ou de um nêutron, que são as partículas que compõem o núcleo atômico.

A massa de 1 litro de ósmio é 22,6 quilogramas.

1803

Hidrogênio, elemento químico fundamental no universo
É o elemento mais presente no universo, constituindo 75% da massa elementar de tudo o que existe, ele e é considerado o combustível mais importante para formar e manter as estrelas, inclusive o astro-rei, o Sol.

Responda rápido: quem ganha, o fogo ou a água? Os fãs dos monstrinhos de bolso vão ter a resposta na ponta da língua: Pokémons aquáticos têm vantagem sobre aqueles do tipo fogo.

Os signos de fogo são: Áries, Leão e Sagitário. De ar: Gêmeos, Libra e Aquário. De terra: Touro, Virgem e Capricórnio e de água: Câncer, Escorpião e Peixes.

1- Hidrogênio
O hidrogênio não se enquadra perfeitamente em nenhum grupo da tabela periódica e seu isótopo de maior ocorrência é formado por um único próton, um elétron orbitando à sua volta e nenhum nêutron.

Glúons: são chamados de Força Nuclear Forte, e possuem a maior força do Universo, inclusive maior que a força da gravidade.