Qual é o elemento químico mais denso?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

ósmio

O ósmio (Os) é um elemento químico metálico pertencente ao grupo dos metais da platina que se localiza no grupo 8 da tabela periódica. Este possui número atómico 76 e massa atómica 190,23. É o elemento mais denso (peso específico 22,61) e um dos elementos mais difíceis de fundir.

A densidade é uma propriedade específica da matéria, bastante usada na Química, que determina a quantidade de massa presente em um determinado volume. Experimento da coluna de densidade: o líquido azul é o menos denso, enquanto o líquido vermelho é o mais denso.

oganessônio

Na atual versão da tabela periódica, o elemento mais pesado, que figura em seu canto inferior direito, é o oganessônio (Og), de número atômico 118.

Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados. A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel.

tório

Os elementos mais pesados que encontramos em nosso planeta Terra são: o tório (Z=90, 232Th), com meia-vida de 1,4×1010 anos ( 3 vezes a idade da Terra) e os isótopos do Urânio (Z=92, 235U e 238U) com meias-vidas respectivamente de 7×108 e 4,5×109 anos.

Cientistas confirmam existência do ununséptio, metal mais pesado já descoberto. Uma equipe internacional de pesquisadores publicou um documento confirmando a existência do elemento químico de número 117, o ununséptio. Este é o metal mais pesado já criado: cada átomo pesa 40% a mais que o chumbo.

Se colocarmos um material no estado sólido sobre um líquido, ele poderá flutuar (se for menos denso que o líquido) ou afundar (se for mais denso que o líquido).

Densidade maior: objeto mais pesado; 2. Densidade menor: objeto mais leve.

Ouro é um dos metais mais densos que tem. Ele é quase 1,5x mais denso do que o chumbo.

As ligações entre as moléculas dos ácidos graxos que formam a o óleo são menos fortes do que as que ligam as moléculas de H2O. Isso faz com que a substância ser menos densa do que a água. Existe ainda outra explicação para esse fato, baseada na segunda lei da termodinâmica.

A pasta nuclear é um material cem trilhões de vezes mais densa que qualquer material encontrado na Terra. Onde a pasta nuclear é encontrada? Dentro de estrelas de nêutrons.

Será a diferença entre suas densidades? Para responder a essa pergunta, vamos comparar as densidades dos líquidos usados neste artigo. A água e o óleo possuem densidades diferentes; sendo a do óleo menor do que a da água.

hidrogênio

O elemento mais leve da Tabela Periódica é o hidrogênio (Z = 1), e o mais pesado é o oganessônio (Z = 118). O primeiro é também o mais abundante no universo, e o último é produzido artificialmente em laboratórios de colisões de partículas.

“Na física de partículas, toda força é mediada por um tipo especial de partícula de força e a partícula da forças nuclear forte é o gluon”, explica Anton Rebhan (TU Wien). Os gluons podem ser encarados como versões mais complexas do fóton.

ástato

O ástato só existe na crosta terrestre como isótopos radioativos. A quantidade total de ástato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas, sendo considerado o elemento mais raro do mundo.

O óleo, por exemplo, “flutua” em cima da água, porque é mais leve, menos pesado, menos denso que a água. Claro, o óleo tem outra propriedade que é o fato de ele não se misturar com a água… Já o mel é mais denso, mais pesado que a água, por isso ele fica no fundo do copo.

A água quente é mais leve que a água fria, portanto a água vermelha sobe e fica na superfície, e a verde, por possuir densidade maior (mais pesada) fica no pote sem se movimentar.

Se ele tiver uma densidade maior do que a da água, irá afundar; se a densidade for menor, irá boiar. Simples assim! Por isso dizemos que a densidade é relativa à densidade da água.

tungstênio

Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

mercúrio (Hg)

Dentre os metais mais tóxicos destacam-se o mercúrio (Hg), o chumbo (Pb) e o cádmio (Cd) e como metalóide, o Arsênio (As). O mercúrio é o mais volátil dos metais e seu vapor é altamente tóxico.

A massa de 1 litro de ósmio é 22,6 quilogramas.